WhatsApp já é o aplicativo mais usado no Brasil

 

Bloqueio de quase 12h pedido pela Justiça de Sergipe ajudou a popularizar ainda mais a rede social

O brasileiro realmente colocou o WhatsApp na sua rotina. De acordo com dados da Agência Nova/SB, 73% dos usuários de smartphones do Brasil usam o aplicativo diariamente para troca de mensagens. E isso ficou em evidência com a comoção nacional após o bloqueio, que durou 12h, a pedido da Justiça de Sergipe desde a última segunda-feira (3), causou comoção nacional.

O juiz Marcel Maia Montalvão, da Vara Criminal de Lagarto, a 74km de Aracaju, havia suspendido o acesso ao aplicativo. A justificativa do magistrado havia sido devido ao Facebook, dono do WhatsApp, não ter cumprido uma ordem judicial anterior. A empresa tinha se negado a compartilhar informações para uma investigação criminal sobre tráfico de drogas na cidade sergipana.

A multa, se as operadoras de telefonia não aderissem ao bloqueio, seria de R$ 500 mil por dia. Mas os advogados do WhatsApp entraram com um pedido de reconsideração, que foi analisado e aceito por outro desembargador do TJ-SE, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, liberando assim o uso do aplicativo no Brasil.

Decisão populariza mais o aplicativo

Ao sair do ar, o WhatsApp, que já é o aplicativo mais usado no Brasil, mostrou como faz falta na vida do brasileiro. O programa vem se popularizando ainda mais, já que 79% dos seus usuários recomendam o uso para amigos e familiares que ainda não tenham feito o download.

O relatório da Agência Nova/SB, que avaliou o comportamento de uso de aplicativos em todas as regiões brasileiras, revela ainda que essa grande adesão ao WhatsApp acontece por diversas razões: agilidade para se comunicar (33%), conta do celular mais barata (19%) e pela facilidade de falar com muita gente ao mesmo tempo (17%).

Receita do sucesso

Nos sete anos de vida, o WhatsApp mostra por que tem sido bem-sucedido. Lançado em 2009, o aplicativo já conta com 1 bilhão de usuários em todo o mundo, sendo 100 milhões apenas no Brasil. E, de acordo com os especialistas na área, a receita desse sucesso é a simplicidade.

Por ter interface simples, é algo fácil de usar. Essas duas características principais fazem com que ele passe à frente de outros programas similares como o Skype, Messenger ou o Hangout. O WhatsApp foi ainda o primeiro a ser criado para trocar mensagens por smartphones, o que o colocou em vantagem também.

Até ser lançado, se você quisesse trocar mensagens pelo celular, só havia o serviço de SMS, que é pago e bem caro se você usá-lo frequentemente. Para se comunicar por textos de forma rápida e prática, era bem complicado. E a objetividade foi uma grande marca do WhatsApp.

 

WhatsApp como estratégia de venda e SAC

Com tantos usuários, o programa tem sido inclusive usado como estratégia das empresas para fidelizar clientes e como ferramenta de Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Na era da recomendação e compartilhamento, as redes sociais desempenham um papel decisivo na hora de finalizar uma transação. E as empresas têm cada vez mais percebido isso.

Não se sabe até quando o aplicativo terá toda essa popularidade. Todo programa acaba chegando a um ponto de declínio, como foi o caso do MSN e de outras redes sociais, como o Orkut. Mas o ponto é que ele ainda está em alta e deve se firmar por um bom tempo. E o Facebook, que comprou o aplicativo em 2014, é quem agradece por isso. Fora o pessoal, que adora o tal do “ZapZap”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *