Você já ouviu falar em auriculoterapia, porém não sabe exatamente como ela funciona?

Auriculoterapia: Entenda como funciona essa técnica

Você já ouviu falar em auriculoterapia, porém não sabe exatamente como ela funciona?  Então não deixe de ler este artigo que preparamos pensando exatamente na sua necessidade.

Para começar vamos entender um pouco mais sobre o que vem a ser a auriculoterapia. Ela é uma terapia que trabalha com estímulos, por meio de agulhas, objetos metálicos ou então magnéticos e sementes de mostarda, que são inseridos em pontos específicos da orelha.

[ads1]
Para que serve a auriculoterapia?

Você já deve ter notado que essa terapia tem o mesmo princípio da acupuntura, por isso alguns especialistas costumam até mesmo englobá-la como sendo um dos processos de tratamento da acupuntura há outros que trabalham a auriculoterapia como medicina alternativa.

A auriculoterapia é processo independente da acupuntura, isto quer dizer que você pode realizar o tratamento por meio desse sistema sem necessariamente estar fazendo um tratamento de acupuntura.  Um tratamento completa o outro.

O fato é que a auriculoterapia serve para aliviar dores, tratar doenças físicas e também psicológicas além de auxiliar também no tratamento da obesidade. Tudo isso é feito através de pontos específicos localizados na orelha.

Acredito que você já deve ter visto algumas pessoas com aqueles pequenos adesivos nas orelhas. Isso indica que passaram por uma sessão de auriculoterapia.

Essa terapia também é capaz de prevenir doenças através de um diagnóstico que pode ser dado ao observar alguns pontos na orelha do paciente.  Caso tenha alguma alteração, é sinal de que alguma doença pode se desenvolver se não for tratada.

O tratamento com auriculoterapia

A auriculoterapia atua em pontos na orelha que são chamados meridionais.  De acordo com a medicina chinesa esses pontos correspondem aos sentidos dos órgãos e também das emoções, por isso o tratamento serve tanto para doenças físicas como para psicológicas.

Essa técnica pode também amenizar problemas mentais e curar doenças como depressão, dores no corpo, enxaqueca, tabagismo, insônia, entre outras. Estudos mostram que ele pode servir como tratamento para mais de 200 doenças.[ads2]

Quando o paciente busca esse tratamento o profissional irá antes analisar suas queixas, para trabalhar o ponto exato da orelha que corresponde a necessidade dele.  Isso pode ser feito da forma como já dissemos acima, com agulhas, esferas magnética ou sementes.

Normalmente os profissionais usam mais as sementes de mostarda. Elas podem ser aquecidas ou não e são colocadas nos pontos devendo permanecer por até 5 dias.  Por isso vemos aqueles pequenos adesivos em algumas pessoas.

Quando o tratamento for realizados pelas agulhas somente dois tipos são recomendados as filiformes que são bem fininhas e podem permanecer no paciente de 10 a  30 minutos e as intradermes que podem ficar abaixo da pele e permanecer por até 7 dias

Já as esferas magnéticas funcionam na mesma maneira que as sementes; estimulando os pontos específicos da orelha por um período pré determinado.

O tempo de uso e o objeto que será usado, pode variar conforme a necessidade e o histórico de cada pessoa. Para saber exatamente como será seu tratamento é preciso fazer uma avaliação.

Deixe um comentário