Dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego

Dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego

O alto índice de desemprego que assola o país neste momento, faz gerar uma concorrência muito grande para os candidatos. Poucas empresas estão abrindo oportunidades e quando abre o número de vagas é pequeno ou penas uma.

Baseado nesse cenário a reportagem do site Tem Que Vê, consultou a comunicadora Giceli Luciene que também é Produtora de Moda e Consultora de Estilo e Imagem Pessoal e Corporativa e trouxe dicas incríveis sobre como se vestir para uma entrevista.

No bate papo que tivemos, Giceli falou um pouco o que as vestes representam e como você pode estar a frente da concorrência apenas se vestindo de maneira correta.

Então vamos às dicas?

[ads2]

TQV: Como devo me vestir para uma entrevista na área administrativa?

Giceli: A entrevista de emprego é a ideia real que o empregador/recrutador terá sobre você após a experiência (visualização) de seu currículo. Por isso, estar vestido de acordo pode ser o fator determinante para sua contratação. Em uma entrevista de emprego, permita-se aparecer o mais “sóbrio/a” possível. Opte por tons suaves. Veja que a cor é permitida, mas nada exagerado. Essa dica vai para roupa, e se tratando das mulheres, também para  unhas, maquiagem e cabelo.

  • Roupas…          [ads2]

Mulheres, saias e vestidos são permitidos sim, em entrevistas de emprego. No entanto, jamais se esqueçam de algumas regras que são mais do que importantes… Tanto para a entrevista, quanto para o dia a dia no ambiente de trabalho. O cumprimento de uma saia ou vestido deve ser (quando curto) de três dedos acima do joelho. Lembrem-se que ao sentar ou subir em uma escada, as peças tendem a subir um pouco. Se conservar o comprimento ideal não terá distorção da imagem.

Mulheres, se a ideia é aparecer naquele famoso uniforme da entrevista nas cores preto e branco tomem cuidado com o tamanho dessas roupas. Jamais apareça com peça apertadas ou visivelmente em numerações menores ao que realmente usam. Jamais use uma calça de cintura baixa… Não insira em seu uniforme o top cropped, principalmente se esse estiver associado a uma peça inferior de cintura baixa…

  • Sapatos…

Hoje o tênis voltou e está em alta. É possível compor um look agradável para uma entrevista de emprego usando tênis? Sim! Mas, se você é novata nesse universo, opte por seu bom e velho sapato… que pode ser uma sapatilha ou mesmo um sapato de salto. Falando em salto, não exagere, principalmente se não for acostumada a andar.

  • Parte superior…

Novamente, tanto para uma entrevista de emprego, quanto para o dia a dia no trabalho, decotes nem sempre são bem quistos… É muito importante que a mulher tenha total consciência corporal, ou seja, conheça seu corpo. Decotes profundos são terminantemente proibidos para uma entrevista de emprego, e principalmente no ambiente de trabalho. Opte por golas carecas, camisas, deixando abertos um ou dois botões. Em um ambiente de trabalho é sempre bom velar um pouco… Assim, evite também: blusas de alcinhas, tomara que caia, frente únicas e transparências exageradas… 

 

Homens: Evite participar da entrevista com camisetas regatas, camisa aberta até o peito. Calças e camisas devem estar sempre alinhadas: limpas e bem passadas.

Tanto para homens e mulheres, fica terminantemente proibido aparecer em uma entrevista de emprego com roupas, sujas, rasgadas, mal-passadas, desorganizadas, encardidas… Ou mesmo usando chinelo, papetes ou crocs… Ah! E os sapatos devem estar sempre limpos e se necessário, engraxados. 

 

TQV: Como devo me vestir para um entrevista na área da produção e profissões associadas ao setor operacional?

 

Giceli: Muito importante lembrar que,  uma entrevista de emprego é sempre uma oportunidade para uma apresentação mais formal, sóbria, sobre você, por isso, independente do cargo pretendido estar apresentável é o seu dever… Novamente, opte por tons suáveis, peças adequadas ao seu corpo e, que possam transmitir a imagem desejada, ou seja, que é a pessoal ideal não apenas para o cargo disponível, mas é a pessoal ideal para a empresa.

Existem pessoas que pensam, “vou trabalhar na produção, não preciso me organizar muito.” Essa afirmação é errada, qualquer vaga de emprego é uma grande oportunidade para se conseguir um emprego. Tanto para homens e mulheres, a simplicidade coerente vale mais do que peças caras e cabelos elaborados. 

Em uma entrevista, caso opte por usar um jeans, não use os modelos rasgados, invista em uma modelagem mais coringa, como por exemplo os de lavagem escura. Isso cabe para homens ou mulheres..

TQV: Como devo me apresentar em uma entrevista para cargos gerenciais?

Giceli: Se para uma entrevista no setor operacional é importante ter atenção, cuidado e cautela no vestir, para uma vaga administrativa com esse peso a atenção deve ser redobrada.

Vagas para gestão pressupõe maior confiança e credibilidade. Mulheres, optem por um terninho com calça ou saia; de repente um tailleur. Mas, um visual versátil também funciona e muito bem.

Uma calça em modelagem flare (jeans ou não); um visual “hi-lo” (casual com social; malha com tecidos encorpados…). Sem nunca se esquecer das dicas das perguntas anteriores. Se necessário, valorize o look com salto…

Já para os homens, o terno é sempre bem visto, mas também a vocês um visual mais versátil é aceito. De repente a composição da calça jeans com uma bela camisa e um blazer fica muito bem apresentável.

Mesmo a composição da calça com a camiseta, blazer e sapatênis… Para a face; Hoje as barbearias estão à todo vapor, isso fez com que  os homens voltassem a valoriza barba e bigode. No entanto, em uma entrevista de emprego estar alinhado deve ser sempre a regra principal, nada de exageros…

 

TQV: Minha profissão exige uniforme, posso ir a entrevista uniformizado?

 

Giceli: Não se faz necessário por exemplo, em  uma entrevista para a vaga da enfermaria, uma possível candidata aparecer de branco; para um oficina mecânica, um mecânico ir trajando o macacão.

Nesses casos, procure estar apresentável, pois, com o desenrolar da entrevista, as perguntas que forem feitas demonstrarão sua prontidão ao cargo. Procure alinhar-se mantendo as unhas bem feitas, e dependendo da profissão, mulheres com elas curtas e esmaltes apropriados.

Maquiagem nunca exagerada.Para o ambiente de trabalho e entrevista a maquiagem ideal é aquela que te  faz parecer natural. Nada de combinar os tons do rosto com os tons das roupas ou esmalte. 

Homens, barbas e bigodes (se usados), sempre alinhados nunca exagerados ou desenhados. Unhas curtas e limpas. Lembrem-se a primeira impressão não é somente a que fica, mas a principal apresentação sobre você. 

TQV: Procuro o meu primeiro emprego e não sei o que vestir na entrevista, qual seria a melhor sugestão?

Giceli: Vá apresentável e convincente. O seu visual precisa dizer que você é a pessoa certa para o cargo e empresa. Veja as dicas anteriores e, certamente terá sucesso em qualquer área que se candidatar.

TQV: Fui convocado para uma entrevista de estágio/jovem aprendiz. Com que roupa eu vou?

Giceli: O primeiro emprego é sempre empolgante. E para a maioria dos adolescentes e jovens, a expectativa é gigante. Muitas vezes existe uma confusão de estilos e adequações que, ao invés de colaborarem com a contratação, atrapalham… 

Ainda que tenhamos nosso estilo pessoal, não podemos esquecer que, nem sempre ele será interessante para uma apresentação pessoal formal. Ainda que hoje a versatilidade esteja presente também nos ambiente corporativos, a entrevista de emprego, bem como, a contratação pedem de nós uma consciência formal, para comunicarmos uma imagem com maior credibilidade.

Por isso, insisto, opte por um visual que possa garantir a sua imagem, quiça a contratação. Lembre-se, como já foi mencionado, o tênis está em alta, mas somente faça a sua inserção no look se você tiver certeza sobre sua escolha.

Novamente, peças com cintura baixa, ou justas demais dão a você e sua imagem a ideia errada, e passam uma informação distorcida sobre você. Meninos, em uma entrevista de emprego jamais faça o uso do boné. Deixe de lado também calças grandes demais e que de certa maneira demonstrem uma imagem desleixada.

Meninas, evitem unhas grandes demais, esmaltes em cores gritantes e novamente, maquiagem exagerada. Não exagere também nos acessórios. Eles são com certeza bem-vindos, mas somente se derem harmonia ao look.

Dica da consultora: “Ao ser contrato continue tendo em mente cada uma dessas dicas. Nenhum profissional quer permanecer por anos no mesmo cargo, no entanto, às vezes o que o impede de crescer na empresa, e sem dúvida a maneira como você se apresenta. Na verdade, isso é para nossa vida. Nossas roupas comunicam algo sobre nós. Mas, será que estão comunicando de fato o que desejamos.

Em um ambiente corporativo não há espaço para uma imagem distorcida. Por isso, opte em ser elegante e não sexy; opte pelo charme e não pelo desleixo” .[ads1]


 

 

 

Deixe uma resposta