Inscrições para o vestibular da USP começam hoje

 USP – Foram abertas nesta segunda-feira (21), as inscrições para o vestibular da Fuvest, um dos mais concorridos do país, que irá selecionar os estudantes que pretendem cursar o ensino superior na Universidade de São Paulo (USP).

Os candidatos podem realizar a inscrição pela internet diretamente no site da Fuvest, até as 23h59 do dia 11 de setembro de2017. Após preencher o formulário de inscrição é preciso gerar o boleto e pagar a taxa que para este ano será de R$ 170,00.

O prazo para confirmar o pagamento é até 12 de setembro. Vale lembrar que são considerados pagos dentro do prazo aqueles que forem confirmados dentro do horário de expediente bancário.

Todos pagamentos eletrônicos realizados fora do horário serão computados somente para o dia seguinte e isso pode fazer com que o candidato fique de fora do vestibular 2018.

As isenções[ads2]

Os candidatos que solicitaram a isenção da taxa de inscrição ou ainda aqueles que pediram redução do valor, precisam acessar o site da FUVEST e, na seção “usuários” para consultar o resultado. 

O acesso será permitido através do numero do CPF e uma senha. Mesmo quem teve resultado favorável deve realizar a inscrição para o vestibular de forma completa e seguir as orientações da página para isenção ou redução da taxa.

Nota Bônus

Os vestibulando que realizaram o ensino médio em escolas da rede pública ou que ainda estão cursando o ultimo ano a rede[ads1]

Os estudantes que cursaram ou estejam cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública do País podem ganhar acréscimo na nota da prova da primeira fase, para que haja progressão à segunda fase do vestibular, e na nota final de classificação.

Leia também: Prazo para inscrições no Pronatec é prorrogado para até essa terça-feira 

Para receber esse bônus, o candidato deverá optar pelo Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp) assim que fizer a inscrição. O bônus previsto é de 12% para aqueles que cursaram ou que estejam cursando o ensino médio em escola pública de forma integral. Já para aqueles que estudaram o ensino fundamental e médio na rede pública, o bônus aumenta para 15%. 

Além disso, caso se autodeclare preto, pardo ou indígena, há mais 5% de bônus, e outros 5% para aqueles que tenham participado do Programa de Avaliação Seriada da Usp (Pasusp) no vestibular 2017. Este programa oferece bônus na nota dos estudantes ainda matriculados no ensino médio público – ou seja, treineiros – e que tenham cursado o ensino fundamental todo na rede pública.

Os candidatos com deficiência também deverão informar na ficha da inscrição as necessidades para a realização da prova e se cadastrar no site, na área de usuários (caso não tenha feito isso anteriormente). O programa irá gerar uma ficha que deverá ser preenchida e encaminhada via postal até o dia 15 de setembro com a documentação necessária. Um comunicado será enviado ao candidato até 21 de novembro sobre as condições que serão oferecidas.[ads1]

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher apenas uma carreira e os cursos desejados, na ordem decrescente de preferência. Com isso, deverá indicar, em primeiro lugar, o curso que mais deseja até o máximo de quatro cursos – mas, se a carreira tiver um único curso, deve indicar somente este.

Aqueles que irão prestar Artes Visuais e Música (São Paulo e Ribeirão Preto) precisarão seguir regras especiais, que devem ser consultadas no Manual do Candidato.

Leia também: Saiba até quando vale a nota do Enem 

Treineiros 

Quem estiver cursando o 1º ou 2º ano do Ensino Médio, em 2017, também poderá da Fuvest como “treineiro” para avaliar seus conhecimentos. Há três opções de carreira: Treinamento Humanidades, Treinamento Biológicas e Treinamento Exatas.

Vestibular 2018

A prova do vestibular Fuvest 2018, selecionará alunos para 8.402 vagas disponibilizadas pela USP, sendo 3.416 na área de Humanidades, 3.026 em Ciências Exatas e 1.960 em Ciências Biológicas. A Universidade ainda disponibiliza outras 2.745 vagas para alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e participarem do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). O processo de ingresso por esse sistema é administrado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Fonte: Último Segundo – iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-08-21/fuvest-vestibular-inscricoes.html

 

Fonte: Último Segundo – iG @ http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-08-21/fuvest-vestibular-inscricoes.html

Leia também: inscricoes-para-enem-2017-comecam-hoje

Deixe um comentário