Vacina contra gripe será liberada para toda população

 

[ads2]

Vacina contra gripe será liberada para toda população

 

A vacina contra gripe será liberada para toda população do Brasil a partir da próxima segunda-feira (05), por decisão do governo federal. Segundo o ministro da saúde, Ricardo Barros, somente este ano a medida será adotada . De acordo com o ministro da saúde, a medida só vale para este ano.

O Ministério da Saúde, decidiu abrir uma exceção porque há mais de 10 milhões de doses ainda disponíveis na rede pública de saúde. Até então recebiam a vacina somente pessoas consideradas grupo de riscos, como professores, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas, porém mesmo com a prorrogação da campanha ainda há doses à disposição da população brasileira.

A meta do governo é de imunizar 54 milhões de pessoas, ou seja, 90% do público-alvo, até o momento apenas 76,7% procuraram os postos de saúde para receberem a vacina, sendo que nenhum dos grupos atingiu a meta.

Dos grupos prioritários os profissionais da saúde foram os que mais aderiram a campanha com 3,9 milhões de doses, chegando a 84,5% da meta. Nos estados, somente o Amapá bateu a meta estipulada. A campanha segue até próximo dia 09 de junho para tentar alcançar o maior número possível de pessoas.

O último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, apontou que no Brasil 163 pessoas morreram vítima da doença, somente neste ano. Em 2016 foram 1.982 pessoas em todo o Brasil. De acordo com o Barros neste ano os casos diminuíram devido a baixa circulação do vírus e esse talvez seja o motivo dos grupos de risco terem procurados menos a imunização.

As pessoas que estão fora do grupo de risco e desejarem se vacinar, devem procurar as unidades básicas de saúde do seu bairro. É preciso levar a carteira de vacinação e o cartão do Sus. Aqueles que não tiverem a carteira de vacina poderão solicitar a segunda via na hora ou ainda pedir comprovante de vacinação.
[ads1]

 

You may also like...

Deixe uma resposta