USO DE COMPUTADOR POR CRIANÇAS! QUAIS CUIDADOS OS PAIS DEVEM TOMAR?

Vamos falar de um Assunto muito pertinente aos dias de hoje, uma preocupação evidente na Vida dos Pais, sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à utilização dessa ferramenta tão útil e ao mesmo tempo tão perigosa chamada Computador pelas Crianças.

Na verdade notamos hoje uma Geração HIGHTECH, onde as Crianças cada vez mais cedo tem acesso à tecnologia, isso é algo inevitável, porem, os Pais precisam estar atentos sobre o risco da exposição dos pequenos a esse tipo de tecnologia, criando regras e meios para regrar o tempo e limitar o acesso a conteúdos nocivos.

Alem do mais, uma Criança que usa de forma descontrolada a internet em computadores, tablets e celulares, acaba se fechando em um mundo virtual, abrindo mão das oportunidades que o mundo real oferece, como por exemplo, brincar e se relacionar com outras Crianças, criando assim relações humanas, que são tão importantes na formação da têmpera e da personalidade do individuo.

A participação e interferência dos Pais no caso do acesso de Crianças a esses tipos de aparelhos tecnológicos são de fundamental importância para uma boa qualidade de vida na infância, uma boa educação e também respeito aos limites.

A Internet pode ser extremamente Benéfica se Bem utilizada, tanto por adultos como por Crianças, mas no caso do uso infantil, é necessária a intervenção dos Pais, já que Crianças com uso Livre a esse tipo de Tecnologia correm sérios riscos de exposição e invasão de sua privacidade, alem de ter acesso livre a conteúdos maléficos, como por exemplo, pornografia, pedofilia, violência, etc…; que estão presentes até mesmo em jogos Online, Musicas e Afins.

Citemos um exemplo, da Academia Americana de Pediatria, que recentemente afrouxou a idade mínima sugerida para o primeiro contato das Crianças com o Mundo Digital, que era de Dois Anos e agora passou a ser de Dezoito Meses, desde que debaixo da Supervisão e Participação Ativa dos Pais.

No caso de Crianças entre os Dois e Cinco Anos de Idade, a Recomendação Anterior era limitar o acesso às tecnologias a Duas Horas por dia, mas recentemente esse Limite foi Reduzido para Uma Hora por Dia, e com o aumento da idade, esse Limite deve ser personalizado pelos Pais.

O acesso a Tecnologia por Crianças tornou-se um Problema de Saúde Pública, pois alem de Limitar as Crianças a ter uma Vida Social Completa, o Uso indiscriminado dessas tecnologias pode ser prejudicial à Saúde, causando, por exemplo, problemas na visão, nos tendões e até mesmo causar danos neurológicos graves.

Você que é Pai ou Mãe, deve se preocupar muito com a qualidade de Vida e a Educação dos seus Filhos, e hoje o Acesso à tecnologia por Crianças faz parte desse Ciclo Educativo.

Cuidemos Bem das Nossas Crianças, pois a Tecnologia que se Bem utilizada pode trazer Benefícios, se usada de forma indiscriminada, especialmente na Infância, pode se tornar um Grave Problema.

Tudo nessa Vida deve ser feito de forma Equilibrada e Sensata, e isso também se Aplica a Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *