Presidente Temer escapa de denúncia com menos votos favoráveis do que em julho
Presidente Temer escapa de denúncia com menos votos favoráveis do que em julho
Foto: Eraldo Peres/Associated Press
O presidente Michel Temer se livrou de sua segunda denúncia criminal
Ele se livro nesta quarta (25) da segunda denúncia, Foram 251 contrários à continuação da denúncia, duas abstenções e 25 ausências, o processo foi rejeitado, fazendo com que o presidente não responda às acusações no STF durante o mandato. 233 deputados votaram pelo prosseguimento da denúncia.
Temer foi denunciado por organização criminosa e obstrução de justiça. A votação também livrou o ministro da Casa Civil Eliseu Padilha e o da Secretaria Geral Moreira Franco pelo crime de organização criminosa.
O governo perdeu força em relação à primeira denúncia. Na época, Temer conquistou 263 votos contrários à continuação do processo, além de 19 ausências e duas abstenções. O Planalto esperava desta vez de 260 a 270 votos favoráveis, o que não ocorreu, demonstrando enfraquecimento da base aliada.[ads1]
votação
A sessão se arrastou por horas durante a manhã e à tarde por causa de ações de obstrução da oposição. O presidente da casa Rodrigo Maia chegou a encerrar a primeira sessão devido à falta de quórum e teve que iniciar outra pela tarde. A intenção dos opositores era adiar e prejudicar ainda mais o governo no processo.
Os votos ocorreram, em grande parte, pela noite, quando a população está em casa e o desgaste é maior para a base governista.
Para se livrar do processo no mandato, Temer novamente distribuiu cargos aos aliados e liberou emendas parlamentares.
enfraquecimento[ads2]
O número conquistado pelo governo não alcança os 308 para aprovar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). A Reforma da Previdência seria a PEC mais importante para o Planalto e o número conquistado na votação desta quarta frustra os planos de aprovar a reforma ainda este ano.
internação
O presidente passou mal e teve que ser internado pela tarde. No Hospital do Exército, em Brasília, passou por um procedimento urológico.
Apesar da surpresa, Michel recebeu alta e deixou o hospital por volta das 20h.