Tangerina: curiosidades, benefícios, calorias e combinações na dieta

Tangerina, mexerica, mimosa, bergamota. Várias são as denominações para essa fruta tropical de origem asiática. Possui um formato arredondado e sua casca é de cor laranja. A tangerina é uma fruta cítrica com altos índices de vitamina C em sua composição, o que diminui o estresse e combate a baixa imunidade. Essa fruta é ótima para levar na bolsa e consumir durante o dia. A facilidade que ela proporciona para descascar e higienizar é incrível. Veremos agora alguns benefícios, perguntas frequentes e combinações que podem ser feitas para otimizar o consumo da tangerina.

Prevenção contra colesterol e doenças cardiovasculares

A tangerina é uma fruta riquíssima em nobiletina. Segundo um estudo feito na Universidade do Oeste de Ontário, no Canadá, por Murray Huff em 2011, a nobiletina é uma substância que impede a elevação do colesterol presente no sangue. Além disso é um potencializador natural na perda de peso. O estudo revela, ainda, que essa substância protege contra a diabetes do tipo 2 e a aterosclerose.

Ação antioxidante

A vitamina C presente na tangerina é um poderoso antioxidante. O ácido ascórbico, ou vitamina C, protege outras espécies químicas da ação de radicais livres presentes no corpo humano. Por esse motivo ela previne o câncer, melhora a aparência da pele e retarda o envelhecimento das células. Além do benefício antioxidante, a vitamina C é indispensável para a prevenção de escorbuto, doença caracterizada por hemorragias e tumefação purulenta das gengivas. Seus benefícios não param por aí, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, melhora a saúde dos ossos e aumenta a absorção de ferro no intestino.

Tangerina engorda?

Este é um questionamento presente não só em relação à tangerina, mas também em diversos outros alimentos. Para minimizar um pouco essas dúvidas vamos, agora, fazer uma análise nutricional da tangerina com auxílio da seguinte tabela:

  Calorias totais (kcal) Carboidratos (g) Cálcio (g) Vitamina C (g)
Quantidade 64,8 14,72 40,50 44,55

Para esses dados considere uma tangerina tamanho médio. De acordo com a tabela a tangerina média fornece 64,8 calorias para o corpo. Mas lembre-se: a quantidade razoável de calorias presentes na tangerina não é desculpa para que seu consumo seja abusivo ou excessivo. Já que, para uma dieta balanceada e saudável é necessário o consumo de diversos alimentos em quantidades razoáveis.

Como aproveitar melhor a tangerina

Se você é daqueles que come a tangerina e joga o bagaço fora, saiba que está fazendo algo muito errado. O bagaço é a parte da tangerina mais rica em fibras. São elas as responsáveis pela maior saciedade, melhor funcionamento do intestino e por diminuir o índice glicêmico da fruta. Por esse motivo, são aliados dos diabéticos e de pessoas com problemas intestinais.

As fibras são essenciais para o maior conforto intestinal. Elas estimulam a mastigação, consequentemente aumentando a secreção de saliva e suco gástrico. No intestino promovem o peristaltismo (movimentos involuntários que auxiliam da digestão e excreção). Além disso, atuam no organismo formando uma goma que eleva a saciedade, o que a torna uma ótima opção para quem quer perder peso.

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