Tailândia resgata treinador e mais 12 garotos após 18 dias de confinamento

 

Terminou na manhã desta terça-feira, 10, (horário de Brasília), o resgate dos 12 garotos e do treinador que estavam presos há 18 dias dentro de um complexo de cavernas em Tham Luang, na Tailândia.

A operação, considerada de alto risco, teve a participação de 19 mergulhadores, somente entre domingo e segunda feira 8 dos 12 meninos foram resgatados. Neste momentos todos permanecem hospitalizados, para tratamento.

Em função do tempo que eles tiveram presos, os garotos apresentaram alguns problemas de saúde como infecção pulmonar, algumas lesões e baixa nutrição. Eles deverão passar também por um processo de readaptação com a claridade, pois ficaram muitos dias no escuro e deverão retomar o contato com a luz aos poucos.

[ads2]

treinador e mais 12 garotos apos 18 dias de confinamento

A operação, considerada de alto risco, teve a participação de 19 mergulhadores, somente entre domingo e segunda feira 8 dos 12 meninos foram resgatados.

Entenda o caso

 

No dia 23 de junho o time de futebol, juntamente com o treinador estava explorando a caverna, quando forma surpreendidos por uma tempestade, que ocasionou o alagamento do local impedindo a saída deles.

Somente no dia 02 de julho mergulhadores britânicos conseguiram localizar o grupo. Todos estavam juntos e famintos numa escuridão num banco de lama em uma câmara parcialmente inundada já bem distante da entrada da caverna.

Desde que foram encontrados, voluntários e profissionais trabalharam diversas formas de resgatá-los com vida.  A avaliação durou 13 dias até o início da operação no domingo, quando quatro meninos foram retirados, outros 4 meninos foram retirados na segunda-feira (9) e hoje por volta das 18h30, que corresponde a 08h30 no horário de Brasília, mais 4 meninos e o técnico foram retirados da caverna.

Embora a operação de resgate tenha sido classificada como um sucesso, principalmente por conta dos riscos. É importante destacar que durante o trabalho um mergulhador que estava envolvido na operação morreu durante a reposição de oxigênio, ato que gerou tristeza e comoção em todos que acompanham a operação.

Deixe uma resposta