Tablets e Smartphones fazem crianças dormirem menos

[ads2]

Um estudo publicado em uma revista científica, Scientific Reports, apontou que  as crianças, com idade entre 6 meses e 3 anos, perdem 15 minutos de sono a cada 1hora que passam brincando com tablets e/ou smartphones.

No entanto a mesma pesquisa demonstrou que brincar com esses aparelhos ajudam as crianças a  desenvolverem habilidades motoras com mais agilidade, pois a tecnologia do toque na tela faz com que os pequenos comecem a se  exercitar muito mais cedo.

Segundo especialistas o estudo tem caráter oportuno, mas que os pais devem se preocupar com os dados apresentados, pois mesmo trazendo alguns benefícios ainda é preciso entender melhor os impactos negativos e positivos  que uso destes aparelhos podem causar no desenvolvimento da primeira infância.

[ads2]

A pesquisa foi realizado com  715 pais de crianças menores de 3 anos de idade, questionando a frequência a qual os menores brincavam com esses aparelhos além detalhes do sono de cada um deles.

Concluiu-se no entanto que 75% das crianças pesquisadas tem acesso a tecnologia diariamente. Desse total 51%  estão com idade entre 6 e 11 meses e 97% com 25 e 36 meses.

Os bebês que costumam brincar com esse tipo de aparelho, costumam dormir mais de dia e  menos durante a noite, na somatória  eles dormem 15 minutos menos que os demais .

De acordo com Tim Smith, um dos pesquisadores, o tempo não é considerado ruim se a criança ainda assim dormir durante um período de 10 a 12h por dia, porém cada minuto de sono perdido pode atrapalhar no desenvolvimento infantil, isto significa que  são 15 minutos perdidos por hora.

Mesmo sendo  não conclusivas os estudos apontam que brincar com aparelhos de toque pode gerar problemas relacionados ao sono, ao mesmo tempo em que ajuda a desenvolver as funções motoras rapidamente.[ads2]

 

Deixe uma resposta