Reforma Protestante completa 500 anos nesta terça-feira (31).

 

Na Nesta terça-feira (31), será comemorado os 500 anos da Reforma Protestante, acontecida em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja, em Wittenberg, as 95 teses que confrontando a igreja Católica e a partir daí iniciou uma nova maneira de ver o cristianismo.

 

Apesar disso não existe ainda dúvidas de que a ação de Lutero tenha acontecido realmente da maneira em que foi exposta na história todos esses anos. Inclusive há relatos de que dizem que nem ao menos as 95 teses foram pregadas na porta da igreja.

acontecida em 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja, em Wittenberg, as 95 teses que confrontando a igreja Católica e a partir daí iniciou uma nova maneira de ver o cristianismo.

Conheça um pouco da história

De acordo coma fatos históricos registrados em enciclopédias, no século 16, a Igreja Católica vivia sob intensa corrupção. Na ocasião falava até em venda de indulgências, ou seja o fiel teria que comprar o perdão. Quanto mais rico fosse o fiel maior era sua contribuição com isso ele estava adquirindo um “terreno no céu”.[ads1]

Opondo se contra a prática da igreja católica o alemão Martinho Lutero, passou a estudar a filosofia nominalista que está baseada numa ideia diferente do realismo e do conceitualismo e que as ideias gerais não passam de simples “nomes”, ou seja, o universal não existe por si, sendo apenas um termo.

Apesar de pensar de forma contrária, Lutero era temente a Deus e passou a ser muito mais depois que quase foi atingido por um raio, em 1505. Ele rezava bastante, fazias práticas de fé e buscava andar sempre dentro dos desígnios divino.

Contudo Lutero passou a discordar ainda mais da doutrina católica, e segundo a história ele se pautou por um versículo bíblico que está em Romanos Capítulo versículo 17 e diz “O justo viverá pela fé”. A frase começou a ser um princípio para vida de Lutero até ele começar a rejeitar a doutrina católica, sacerdotes e toda a hierarquia pregada pela igreja católica na época.

Em meio a tanto descontentamento com o catolicismo, ele criou as 95 teses em latim questionando as indulgências e as pregou na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, porém historiadores não acreditam que isso tenha realmente acontecido.

Esses estudiosos baseiam em um artigo publicado no The New Yorker que diz que ao invés de pregar na igreja ele as enviou diretamente ao arcebispo de Main no dia 31 de outubro de 1517, fato que teria gerado uma crise interna na Igreja Católica.

Com isso a ação de Lutero foi um fato decisivo na Reforma Protestante iniciou na Alemanha e foi se espalhando pelo resto do mundo.

Em 1521, após muitas ameaças, o papa Leão X excomungou Lutero, que criou a igreja a Protestante, que renunciava parte dos ensinamentos e tradições católicas.[ads2]