Qual a idade certa para poder ganhar um Smartphone

Com o avanço da tecnologia, um dos temas mais comentados quando o assunto é educação e filhos se refere a idade certa para crianças ganharem o primeiro Smartphone.

Muitos pais acabam enfrentando essa difícil polêmica sobre poder dar ou não para seus filhos um Smartphone e sem dúvida alguma, essa é uma questão a qual merece a atenção da família de um modo geral, pois, apesar de ser considerado um importante instrumento de comunicação, o mesmo também pode ser uma porta de entrada ao perigo.

Hoje em dia há uma discussão em relação a este tema entre especialistas, os quais acreditam que uma idade boa para se ganhar o primeiro Smartphone é de 9 anos em diante.

Segundo eles, essa idade já é o suficiente para que a criança saiba manusear e utilizar o aparelho com mais habilidade, mas ainda sim é necessária uma conscientização em relação aos riscos envolvidos com a conexão da internet e principalmente com as famosas redes sociais.

Por este exato motivo é que resolvemos falar um pouco mais sobre este assunto tão importante e ao mesmo tempo polêmico, assim, você poderá ter certeza em relação a qual idade dar um Smartphone para seu filho.

Crianças com Smartphone

Como tomar a decisão sobre o Smartphone

Em primeiro lugar é muito importante que haja uma conversa entre pais e filhos em relação ao uso do Smartphone, deste modo, você estará um passo à frente do quesito segurança.

É necessário que esta educação se inicie desde cedo afim de poder amenizar a grande maioria dos riscos oferecidos por este tipo de aparelho. Posteriormente, vale a pena avaliar qual o nível de entendimento da criança bem como a sua noção de responsabilidade.

Na maioria das famílias, cada um costuma agir de uma forma sendo algo bem particular e de acordo com o perfil familiar e da cultura aprendida, porém, é sempre muito bom ter a opinião de um especialista antes de tomar qualquer tipo de decisão final.

Além disso, é importante pensar que a grande maioria das crianças não utilizam o seu Smartphone para realizar ligações, mas sim para ter acesso a internet, jogar games, assistir vídeos e escutar músicas.

Segundo pesquisadores de psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), a internet pode ser considerada potencialmente perigosa para crianças, onde conteúdos impróprios e o contato com estranhos são consideradas as principais situações de risco, vindo a reduzir e muito o controle dos pais sobre os seus filhos,

Uma pesquisa dos Estados Unidos também mostrou que há um consenso em relação a idade ideal para se dar um Smartphone ao seu filho, sendo a mesma a partir dos 12 anos de idade, mas mesmo assim, o contato direto com a tecnologia sempre deverá ser monitorado constantemente pelos pais.

Deste modo, podemos dizer que os dispositivos móveis estão cada vez mais dividindo a opinião dos educadores, especialistas e pais, fazendo com que uma nova forma de se liberar o Smartphone para crianças com segurança nada mais é do que a introdução de senhas em determinados conteúdos e serviços.

Qual a idade certa para dar um Smartphone para seu filho?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A idade mínima para se dar um Smartphone para seu filho segundo os pesquisadores é de 9 a 12 anos dependendo de cada criança.

Agora, fica ao seu critério definir em qual idade é considerado ideal para se dar um Smartphone ao seu filho, pois é importante ressaltar que cada criança possui uma maturidade diferente da outra e isso poderá variar e muito de acordo com cada família, mas, independentemente da decisão, sempre que possível tente acompanhar as atividades de seu filho no aparelho, pois isso poderá fazer total diferença.

Deixe um comentário