O que a psicologia das organizações concedeu aos gestores?

QUESTÕES DE ESTUDO        

  1. O que a implantação da psicologia das organizações concedeu aos gestores.

A psicologia das organizações permitiu aos gestores compreender o comportamento do ser humano e o que faz motivá-lo. A psicologia também permitiu entender algumas questões até então sem respostas sobre o trabalho humano.

  • 0 que é motivação de acordo com Robbins?

Para Robbins, motivação é o foco da pessoa em sua meta e como realizar, é também a intensidade, se o objetivo proposto é feito como algo que vai lhe trazer satisfação ou será realizado por obrigação, e a permanência.

  • Comente a afirmação:   Motivação é ter um motivo para fazer uma determinada tarefa, agir com algum proposito ou razão.

 Sim, motivação esta intrinsecamente relacionado à satisfação pessoal, seja ela; reconhecimento financeiro, profissional, pessoal ou outra situação qualquer que lhe traga satisfação e sentimento de realização.

  • O que os gestores estão buscando nas organizações?

Os Gestores estão buscando sempre a satisfação dos colaboradores para que assim possam exercer suas funções com os resultados esperado pela empresa.

  • Fale resumidamente sobre as teorias de Maslow, Herzberg e McGregor.

Maslow destaca que as necessidades humanas estão baseadas na necessidade básica “fisiológica e de segurança. Sendo estas supridas o individuo atingirá novas necessidades.

Herzberg, defende que com os instimulo0s da insatisfação eliminados podem apaziguar os colaboradores, mas não necessariamente traz a satisfação.  O fato dela não estarem satisfeitas não quer dizer que não estejam satisfeitas.  

Para McGregor, as terias básica, de higiene, segurança e motivação não são o suficiente para o desempenho do homem no trabalho e que este deve ser controlado e punido. McGregr defende que o desempenho está mais ligado ao processo gerencial que o motivacional.

  • De acordo com Chiavenato, o que está atrelado com a motivação?

Chiavenato destaca que o a motivação este atrelado ao comportamento humano e que este comportamento de pretende alcançar algum objetivo. Para Ele uma variedade de fatores poderá influenciar a motivação do indivíduo.

  • Segundo Chiavenato, o que está ligado ao processo motivacional?

Para chiavenato, o processo motivacional está ligado ao comportamento humano e vários fatores podem influenciar nesse processo de motivação.   Então, segundo Chiavenato, o clima organizacional está intimamente relacionado a com grau de motivação de seus participantes.

  • O que está relacionado o clima organizacional.

Está relacionado a motivação e quando há elevada motivação ente os membros, o clima organizacional se eleva e traduz-se em relações de satisfação entre os membros.

  • O que devem compreender os gestores em relação ao clima organizacional.

Os gestores devem compreender que os colaboradores devem se sentir motivados e para que sejam animados e interessados com o trabalho e com esta atitude a empresa alcançará os resultados esperados, positivos.

  1. Explique a teoria ERG.

A teoria ERG.  Soma das necessidades descrita por Maslow. Ele propôs três grupos:  As necessidades básicas de segurança e fisiológico, o segundo, necessidades de relacionamento, desejo de manter relações sociais. O terceiro está relacionado às necessidades de crescimento, realização pessoa, crescimento, ênfase nas teorias de alto nível de Maslow.

  1. Explique as três necessidades que David McClelland e sua equipe deram ênfase.

Primeira, ênfase na realização – a compulsão por eficiência, desejo de ser cada vez melhor.

Segundo, as pessoas que gostam de estar no comando, se caracterizam pela necessidade de poder, tendem a se preocupar mais com o prestígio e influência.

Terceira – Pessoas com a necessidade de associação buscam amizades, preferem situações de cooperação em vez de competição, diferente das pessoas com a necessidade de poder que preferem competividade, status.

  1. Como é o ambiente de trabalho moderno.

O ambiente moderno é desafiador. O sucesso da organização não vem fácil, a criatividade é fundamental na administração.

  1. O que trouxeram de positivo as teorias motivacionais contemporânea.

As teorias motivacionais e contemporâneas trouxeram uma nova roupagem, sobre a motivação do indivíduo.

  1. Qual foi o foco das várias teorias formuladas sobre a motivação no trabalho?

O foco é que as empresas devem fazer um esforço contínuo para alinhar os objetivos das pessoas com as estratégias empresariais.  Esta motivação será possível em ambiente em que a confiança, a ética. Mútuas na relação da empresa com o colaborador. Os colaboradores esperam muito mais que salário nos finais de mês.

  1. Como pode ser resolvidas as questões de competitividade e lucratividade das empresas.

Estas questões só podem ser resolvidas através da equipe de trabalho que estão à frente do atendimento aos clientes – Estarem atentos as necessidades éticas, Necessidade de uma junção dos interesses econômicos da empresa com os objetivos profissionais do funcionário para que possa haver crescimento mútuo.

Deixe uma resposta