Para manter a saúde precisamos prevenir as doenças.

Saúde -Os direitos humanos são inerentes às pessoas humana, isto é, são direitos que decorrem da própria humanidade do homem.

A saúde é um desses direitos indispensáveis à dignidade humana, pois sem esta jamais poderá gozar de outros direitos: trabalho, educação, lazer, liberdade etc.

Quando tratamos do direito às saúde, (reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 16/12/1986), deve-se ter em mente que ele possui tanto um caráter individual como um caráter coletivo e envolve a situação de desenvolvimento da sociedade onde ele é definido.

Po isso uma alimentação equilibrada e uma nutrição adequada são indispensáveis para a saúde humana.

Classes dos alimentos

Origem animal: Carne, Leite, Ovos, Peixes, etc.

Origem vegetal: Frutas, verduras, arroz, etc.

Origem mineral: Sais minerais e água.

Os componentes que nutrem o organismo são classificados em seis grupos.

Estes componentes alimentares são chamados nutrientes.

Classificação dos alimentos

Proteínas: Nutrientes utilizados na formação do organismo e na reposição dos gastos ( função plásticas); além disso, responsáveis pela formação de enzimas e anticorpos.

Glicídeos: Nutrientes que fornecem energia para manter o funcionamento do organismo (função energética).

Lipídios: Nutrientes que constituem a reserva de energia do corpo, participando da formação da membrana plasmática das células (função energética).

Vitaminas: Nutrientes fundamentais, atuam como coenzimas e como proteção (função reguladora).

Água: Fundamental para o organismo, tanto que um adulto possui 65% de água no corpo ( quanto mais jovem maior maior o teor de água) ; além disso, é o meio de transportes dos nutrientes, de manutenção da temperatura corporal, de manutenção da temperatura corporal, de eliminação de resíduo e meio em que ocorrem as reações bioquímicas fundamentais às vida (metabolismo).

Sais minerais (função reguladora): participam da formação dos ossos, dentes, samgue, hormônios etc.

O excesso de alguns nutrientes (lipídios, glicídios) ou a falta deles (proteínas, vitaminas, sais minerais, água) pode ser prejudicial à saúde.

A exposição ao sol tem função importante no desenvolvimento normal dos organismos, porém devem-se evitar a exposição demorada, principalmente em determinadas horas do dia.

A higiene também é indispensável para manter a saúde e prevenir as doenças.

You may also like...

Deixe uma resposta