Objeto que está presente em quase 100% das casas é líder em bactérias

01Curiosidades: Objeto que está presente em quase 100% das casas é líder em bactérias

Você consegue imaginar que um objeto usado em quase 100% das residências para efetuar a limpeza é na verdade o maior acumulador de bactérias?

Ficou curioso para saber qual é esse objeto?[ads2]

Pois bem… Estamos falando da esponja de lavar louças. Isso mesmo aquela espojinha amarela e verde que usamos todos os dias para higienizar os utensílios de cozinha depois das refeições.

A informação de que esse objeto é o que mais tem bactéria dentro de uma casa foi publicada na revista Scientific Reports, após ser realizada uma pesquisa com o tema.

De acordo com os resultados desta pesquisa o fato da “buchinha” estar sempre molhada e com restos de comida é o que a torna líder em bactérias.

O fato é que a esponja acumula em torno de 54 milhões de bactérias por centímetro quadrado, quantia que pode ser comparada com o número de bactérias encontradas nas fezes dos seres humanos.

Somente a esponja é uma ameaça?[ads2]

Embora o número seja surpreendente a esponja não é única a concentrar bactérias, mas a cozinha em geral também é uma vilã, ficando a frente até mesmo do banheiro. Isto porque quando usamos as esponjas, sem querer e sem saber, acabamos espalhando esses micro-organismos em toda parte, sempre que as louças são lavadas.

Mas apesar dos números serem assustadores não há motivos para se preocupar nem dispensar o uso delas, afinal facilitam muito a limpeza no dia a dia. A dica então é que você troque as buchas com maior frequência para evitar a proliferação das bacterias na cozinha.

Se analisar bem vai perceber que as bactérias fazem parte de nosso cotidiano e estão presente em todos os lugares que habitamos inclusive em nosso corpo.

Agora o que deve ser uma preocupação são aquelas bactérias que oferecem risco à saúde. Nas esponjas são encontradas as Moraxellaceae que são da pele humana e não oferecem risco. Cerca de 40% dessas estão presentes na esponja.

Por outro lado essas mesmas bactérias podem gerar outros micro-organismos que são prejudiciais à saúde por isso é importante trocá-las sempre que possível.

Qual frequência devo trocar a esponja de louça?[ads2]

Depois de saber que esse objeto é um verdadeiro abrigo para bactérias e fungos, está mais que evidente que você queira saber qual é prazo ideal pra trocar as esponjas de lavar louça.

Normalmente costumamos trocá-las quando elas estão com aquela aparência mais velhinha e quase já não limpam mais os pratos. Porém especialistas recomendam que as esponjas sejam trocas toda semana.

Ainda assim se forem higienizadas de maneira correta, ou seja fervidas após o uso e deixando secar. Outra maneira é lavar a esponja e colocar por 1 minuto no micro-ondas, mas antes forre-o com papel toalha e tome muito cuidado ao retirar.

E você conhece outras maneiras de higienizar a esponja de lavar louça. Então deixe sua dica aqui nos comentários. Vamos adorar saber!!!

You may also like...

Deixe uma resposta