O ex-presidente Lula pode ser preso?

A prisão do  ex-presidente Luiz Inácio Lula da esta  próxima

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca esteve tão próxima

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nunca esteve tão próxima quanto agora. Na última terça-feira (03/05), a 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) recebeu o pedido para que o petista vá para a cadeia. De acordo com ação do Ministério Público de São Paulo, Lula é acusado de, ilegalmente, ser o proprietário secreto de um apartamento tríplex no Guarujá, que fica no litoral paulista.

A denúncia, que aconteceu dentro das investigações da Operação Lava Jato, ou do chamado “petrolão”, indica que o ex-presidente pode ser preso a qualquer momento. Nos bastidores da política, o que se fala é que Lula anda irritado por ter feito de Dilma sua sucessora.

O problema não seria exatamente com o governo da atual presidente da República. A revolta de Lula é com a postura de Dilma em querer entrar para a história como aquela que mais combateu a corrupção. Isso acabou servindo como um tiro no pé, conforme alertam alguns colunistas, dentre eles Ricardo Noblat, de O Globo.

Investigações contra Lula

O ex-presidente Lula está sendo investigado em sete frentes diferentes, tanto na primeira instância quanto na Suprema Corte. As acusações incluem o fato de o petista ser chefe da quadrilha que desviou milhões da Petrobrás. Também há denúncias de que ele tenha tentado subornar o ex-diretor da estatal, Nestor Cerveró, que era delator na Operação Lava Jato.

Lula também teria tentado obstruir a Justiça com sua nomeação para ser ministro da Casa Civil de forma a poder usufruir do foro privilegiado. Isso seria outro delito grave. Além disso, o motivo com maior evidência para sua prisão seria por receber benefícios de empresas ligadas ao chamado petrolão. Uma das maiores provas disso é o apartamento tríplex no Guarujá, embora o petista afirme não ser dele.

Outro agrado teria sido a reforma de um sítio em Atibaia, que costuma ser frequentado pelos familiares do ex-presidente. Existem também indícios de que Lula tenha recebido dinheiro como forma de propina de empreiteiras diversas por causa de palestras que ele fez tanto no Brasil quanto em outros países.

Seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, também está enrolado com a Operação Zelotes.  Existe um provável beneficiamento de Lulinha em vendas de medidas provisórias com um provável beneficiamento de Lulinha. E isso poderia envolver também o pai.

Procuradoria da República acredita que Lula seja peça chave no petrolão

Toda a investigação em torno de Lula se dá pela dimensão do que foi o esquema de corrupção envolvendo a Petrobras. No parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o petista teria sido fundamental para o sucesso dessa organização criminosa.

Janot acredita que, para que esse grupo de empreiteira pudesse manter esse clube bem estruturado, o Governo Federal teria que ter uma participação efetiva no processo. Basta agora aguardar os próximos capítulos dessa novela e esperar que a Justiça seja feita e que, se alguém for realmente culpado, pague pelos erros cometidos.