O capitalismo e o empreendedorismo Vivem do Risco

Conversando com um estudante alemão de doutorado em Administração de Empresas, que esteve no Brasil pesquisando o ambiente econômico do país e suas implicações para o empreendedorismo, ouvi algo surpreendente.

Ele afirma que o Brasil, apesar das inúmeras dificuldade para empreender. constituía-se num país de grandes oportunidades, Segundo o estudo feito pelo Global Entre-preneuriship, o país enfrenta três importantes obstáculos para um melhor desenvolvimento de empreendedorismo:

1. Dificuldades de financiamentos pleo alto custo financeiro.

2. Políticas governamentais que dificultam o empreendedorismo, especialmente em razão dos altos encargos tributários e trabalhistas e da burocracia para a abertura de negócios.

3. Sistema educacional precário e que não prepara o indivíduo para empreender.

Entretanto, apesar deste entreves, este estudante acredita que comparativamente com a Europa, as condições no Brasil eram mais favoráveis justamente pela falta de uma estrutura econômica e social tão definidas existente no país. Justamente n o meio do Caos da incerteza é que o podem florescer as melhores oportunidades e onde as pessoas criativas e empreendedoras podem se destacar, Ambiente mais instáveis criam ao mesmo tempo mais riscos, mas possibilidades de retorno mais altos.

Pensando a respeito do que havia ouvido, não pude deixar de concordar com ele. Afinal, paixão políticas à parte, vivemos em uma sociedade capitalista: O capitalismo vive de riscos e maiores riscos implicam em retornos financeiros potencialmente mais altos.

Dentro dessa premissa, existe então mais uma qualidade fundamental para as pessoas bem sucedidas: a coragem.

Através de atitudes corajosas é que você será capaz de chagar aonde a maioria não se atreveu a ir, assumir os riscos de uma empreitada inédita ou dedicar suas energias e recursos onde outros acharam melhor deixar como está. A coragem é necessária para fazer o que você acredita que deve ser feito, independente do que possam lhe dizer a respeito ou do fato de outras pessoas terem conseguido isso ou não. O sucesso é para pessoas que ousaram sair da multidão que faz sempre mais do mesmo. É através destas pessoas que a humanidade progride.

Sem coragem, Galileu não teria exposto a suas teorias astronômicas que representaram um grande avanço cientifico em sua época. O homem não teria ido à Lua, Ghandi e Mandela não teriam tornado o mundo mais justos e livre. Sem coragem não existe ação transformadora.

Acima de tudo, derrotas são um fato na vida de todos.

Cabe a cada um somente decidir se vai enfrentar suas derrotas lutando pelos seus sonhos ou se vai sofrê-las escondendo-se da vida.

Viva a sua vida como você deseja viver e como merece.

Não deixe que os medos matem os seus sonhos antes mesmo deles começarem a existir. Entenda a sua vida com um filme e faça o seu filme ter um roteiro mais emocionante, rico e inspirador do que a maioria dos outros. Almeje ganhar o Oscar de melhor histórias diferentes de pessoas extraordinárias.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*