MEC lança ferramenta que avalia nível de aprendizagem dos estudantes

Plataforma oferece apoio individualizado aos estudantes para que cada um possa superar obstáculos

Avaliar o nível de aprendizagem dos alunos e identificar aqueles que precisam de um reforço no ensino. Foi para isso que o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma ferramenta Avaliações Formativas, direcionadas ao ensino fundamental, anos iniciais e finais.

A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e está disponível tanto para rede pública quanto para um determinado, caso haja interesse.

Neste ano, uma ferramenta disponibiliza uma avaliação de matemática e língua portuguesa, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, e da avaliação da fluência em leitura do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. Já no ano que vem, está disponível a avaliação de língua portuguesa e matemática do sexo ao nono ano do ensino fundamental e da ciência da natureza.

A plataforma também disponibiliza um guia de publicação para interpretação e acompanhamento dos resultados alcançados pelos estudantes. As avaliações são feitas por meio de questionários de múltiplas escolhas e contemplam disciplinas da base curricular comum. Professores e gestores selecionam o resultado da avaliação na plataforma e mapear o aprendizado de suas turmas e depois oferecer um apoio individualizado aos estudantes para que cada um possa superar os objetivos.

Só neste ano, o projeto vai envolver mais de 100 mil escolas de todo o país.

“Essa entrega do Ministério da Educação eu considero uma das mais relevantes feitas nesse contexto pós-pandemia”, ressaltou o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo.

O diferencial das avaliações formativas em relação aos outros métodos de comunicação, é que não exige que o estudante reproduza o conteúdo dado em sala de aula, mas sim que demonstre o seu desenvolvimento pessoal.

“Todos esses esforços do Ministério da Educação jogar luz sobre esse contexto que enfrentamos. É fundamental que todos nós saibamos em que situação nos encontramos hoje na educação brasileira para que a partir daí, nós podemos superar esse enorme desafio que teremos ”, disse o secretário-executivo do MEC, Victor Godoy.

O projeto de criação da ferramenta teve início em novembro de 2020, quando o MEC definiu como prioridade apoiar as redes de educação de todo o país no diagnóstico das deficiências de aprendizagem causadas pela suspensão das aulas presenciais na grande maioria das escolas brasileiras.

Para acessar a plataforma, basta que o professor ou gestor escolar faça um cadastro.

Texto autoria @carlazambelli

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