Marina tem 37 anos de idade Personalidade e Emoções – Questões resolvidas

62 / 100 SEO Score

Marina tem 37 anos de idade, é solteira e trabalha na companhia X há cinco anos. Selecionada como digitadora da seção de cobrança de títulos, cargo que ocupou por dois anos e meio.

Como se evidenciara excelente digitadora, apresentando sempre um trabalho de ótima qualidade e feito com grande com grande rapidez, tão logo vagou o lugar imediatamente superior ao seu, foi promovida a ele por merecimentos. Inesperadamente, a responsável pelo setor de digitação foi acometida de esgotamento nervoso e, por ordens médicas, foi obrigada a se afastar do trabalho. Naquele momento, o responsável pela área viu-se obrigado a substituir sua chefe doente – sem pensar duas vezes, propôs ao departamento de recursos humanos que promovesse Mariana. Quando comunicado sobre o fato, a recém promovida, apresentou significativa insegurança diante das novas responsabilidades. Depois de seis meses em seu novo posto, as coisas não corriam tão bem como se esperava. Eram constantes reclamações de seus subordinados sobre a inabilidade e tratar o pessoal.

Os demais setores que dependiam do trabalho de digitação também se queixavam de que o serviço não só era de má qualidade, como também estava sempre em atraso. Chamada para uma entrevista, Marina contou que antes de trabalhar nessa empresa sempre havia ocupado funções de auxiliar de escritório e datilógrafa. Em uma delas, havia se negado a assumir o posto de encarregada de serviços porque as pessoas a quem deveria supervisionar eram elementos de difícil convivência e ela não estava disposta a ter problemas pessoais com colegas de trabalho. Preferia tocar atividades rotineiras, pois no trabalho os problemas a eram simples e não exigiam muito esforço intelectual. No momento, sentia que não tinha jeito nem motivação para o cargo de líder, que seus subordinados não a respeitavam e não a obedeciam de bom grado. A história da funcionária leva a pressupor uma dificuldade pessoal em assumir atividades de chefia. Trata-se de um tipo de pessoa que passará toda a sua vida assumindo a posição de subordinada e executando ordens.

Questões a serem desenvolvidas:

a) Do que se trata o texto? Faça uma resenha entre 5 e 8 linhas sobre o tema proposto. Lembre-se, resenha não é resumo;

Vemos o caso de uma funcionária que estava acostumada as suas funções. Devido Essas funções serem executadas com qualidade, ela então é promovida. Ao decorrer deste caminho percebemos que a mesma não é acostumada a liderar. Mostrando que as qualificações para liderar devem ser avaliadas por um conjunto de fatores, sendo eles: personalidade e Emoções.

Esses requisitos separam um líder dos de mais cargos.

Marina era excelente na sua função, porém ao ser colocada em Nova tarefa mostrou que sua personalidade e Emoções não se adequar para à liderar.

b) O Caso apresentado, tem relação a quais temas propostos na disciplina? Explique.

Está relacionado aos temas: Estresse e o bem-estar no trabalho, ao comportamento organizacional.

No meu ponto de vista, aborda temas: Poder formal e informal.

Formal: pela prática estabelecida pela empresa ,por ter sua política e objetivos.

Pela política da empresa Marina tinha as qualificações necessárias ao novo cargo , a empesa tem suas metas e objetivos ao necessitar de alguém para ocupar a vaga de uma funcionária usou de estratégia coloca alguém que se encaixaria na vaga pelas qualificações.

Informal: está relacionada ao convívio, crenças, ideias e Emoções. Marina relata aos seus superiores o desconforto em liderar e fala sobre os motivos de não está se adequando ao novo cargo. De maneira informal mostra que suas emoções e personalidades não estão aptas ao novo cargo.

A tomada de decisão apresentada por um líder está diretamente interligada aos procedimentos do trabalho, estabelecendo uma sinergia entre tudo o que configura a empresa. Por exemplo, a decisão de aumentar a produtividade requer conhecimento sobre a possibilidade de contratação e o uso de recursos para tal atividade.

c) Em relação a Mariana, o que podemos entender em relação a emoções e sentimentos? Em qual componente emocional ela se enquadra? Explique.

Devido ao novo cargo de marina, ela vivenciou novas emoções :

Componente comportamental, influenciando no convívio com os funcionários, estrés, baixo desempenho e rendimento.

Componente cognitivos, devido à sua experiência anterior ela sabe com quais dificuldades irá lidar nesse novo cargo. Essa emoções acabam influenciando nos seus sentimentos no âmbito de trabalho .

Ela demonstra esta situação quando é chamada para entrevista e explica que já passou uma situação em outra empresa. Ela diz que as pessoas que deveria supervisionar eram pessoas de difícil convivência e ela não estava disposta a ter problemas pessoais com colegas de trabalho

d) Sob o aspecto de ética e moral, podemos acreditar que Mariana cometeu um erro? Apresente um autor – citação – que conceitue ética e outro, sobre moral.

Erros Marina cometeu nos aspectos da ética e da Moral

Ética: Mariana. Quando comunicado sobre o fato,

a recém promovida, apresentou significativa insegurança diante das novas

responsabilidades. No contexto profissional não atendeu às expectativas da e ética da empresa novo cargo.

Moral: ela não estava disposta a ter problemas pessoais com

colegas de trabalho. Preferia tocar atividades rotineiras, pois no trabalho os

problemas a eram simples e não exigiam muito esforço intelectual.

Marina não estava disposta à ter sua moral afetada por causa de novos cargos

e) O que você entende que pode ser feito para reestabelecer o clima nessa organização?

As medidas necessárias para estabelecer melhorias no ambiente de trabalho são: observar os funcionários em suas ações e emoções , em situações de conflitos, e pressão.

Propor diálogos nessas conversas relatar às antigas experiências profissionais ponto positivos e negativos , planos de carreira, valores morais e éticos.

Após ter inserido esses argumentos na empresa fazer balanceamento das respostas e resultados, dessas novas medidas pois assim à empresa poderá ver ser os funcionários estão dispostos à crescer na empresas ter novos cargos , ter uma visão mais ampliada do que acontece com os funcionários .

Marina tem 37 anos de idade Personalidade e Emoções - Questões resolvidas