Invenções que custaram a vida de seus inventores

O sonho de concretizar uma ideia para serem reconhecidos move muitos inventores na busca de provar suas teorias fazendo funcionar suas invenções.  Graças aos gênios inventores que o planeta progrediu e vem avançando cada vez mais em diversas áreas. A importância de muitas criações para vida humana é indiscutível, como a invenção do avião, do carro, do computador e uma infinidade de objetos que tem influência direta em nossa rotina.

Mas, para conseguir provar sua descoberta muitos inventores perderam a vida, principalmente quando se trata de um invento perigoso que pode causar a morte em caso de falhas. Porém, muitos se arriscam confiando em seus conhecimentos. Às vezes, o deslumbramento frente à invenção impede que o inventor enxergue os riscos, assim se aventuram acreditando que tudo vai sair conforme seus planos, mas nem sempre isso acontece.

Veja agora 5 inventores que morreram ao testar suas invenções:

1 – O carro voador

8971929258185631O sonho de construir um carro que voasse fez com que o engenheiro americano Henry Smolinski deixasse seu emprego para investir nessa ideia. Na década de 70 foi construído um protótipo desse veículo, que unia partes de um avião com um automóvel Ford. Ao testar essa grande invenção, Smolinski acabou morrendo, depois de decolar uma das asas se desprendeu e o carro voador caiu.

2 – A roupa de paraquedas

8971929258185918Franz Reichelt tinha a ideia de criar uma vestimenta para pilotos de avião saltarem da cabine em casos de acidente. Seria um invento revolucionário, numa época em que não existia o paraquedas e nem o dispositivo que ejeta os pilotos. Franz Reichelt realizava testes com bonecos e quando acreditou que já era seguro foi o primeiro homem a testá-lo. Ele subiu na Torre Eiffel, em Paris e pulou para morte, a 57 metros de altura.

3 – Hunley e seus submarinos

897192925819048Horace Lawson Hunley era apaixonado por submarinos, tanto que durante a Guerra Civil nos Estados Unidos inventou vários modelos diferentes para adentrar no fundo das águas. Em 1863, o terceiro protótipo criado por Hunley já era considerado um sucesso, tanto que foi testado por ele e outras sete pessoas convocadas para uma expedição. Porém, o submarino apresentou falhas e afundou matando todos os tripulantes.

4 – Marie Curie e a radiação

897192925819455Marie Cure foi uma cientista mundialmente famosa pelas descobertas dos elementos químicos rádio e polônio. Especialista em química e física ganhou dois prêmios Nobel, sendo que suas pesquisas são úteis para a ciência até os dias de hoje. Marie Curie se destacou pelo seu trabalho com radioatividade, porém acabou morrendo em consequência de uma doença causada pela radiação dos elementos químicos.

5 – O touro de bronze torturador

touroPerilo foi um inventor da Grécia antiga que trabalhava com metais. Para agradar Faláris, o Tirano de Agrigento, ele criou uma escultura oca de bronze em forma de touro. A ideia era colocar dentro os inimigos do ditador para que fossem queimados vivos. Perilo foi intimado por Faláris a testar o invento, ao adentrar o touro de bronze, os carrascos acenderam o fogo e o torturaram até o inventor morrer queimado.