Inscrições para ENEM 2017 começam hoje; Veja o passo a passo para se inscrever


[ads2]

Foram abertas na manhã desta segunda-feira(8), as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Inicialmente o sistema seria liberado por às 10h, porém foi antecipado e começou a funcionar por volta das 08h30.

O prazo para os estudantes se inscreverem vai até às 23h59 do dia 19 de maio, e o valor este ano será de R$ 82,00. Os estudantes terão até o dia 24 de maio para pagar o boleto de inscrição e confirmar sua participação nas provas.

Saiba passo a passo como se inscrever para o Enem

As inscrições serão realizadas somente pela internet no endereço www.enem.inep.gov.br/participante. É preciso acessar realizar o cadastro e definir uma senha. Os candidatos irão precisar também ter mãos os documentos pessoais e será possível pedir isenção de taxa além de um atendimento especializado, desde que se encaixem nas condições exigidas.

O processo de inscrição está dividido em 6 etapas: Dados Pessoais, Recursos, Prova, ensino Médio, Escola e Questionário.

Passo 1- Documentação: O candidato precisará do número do CPF, RG, data de nascimento, além de fornecer as informações pessoais como nome completo, filiação, cor, sexo, nacionalidade e naturalidade. Portanto antes de iniciar a inscrição tenha todos os documentos em mãos.

[ads2]

Ao concluir esta primeira etapa aparecerá uma tela para indicar seu endereço. Confira bem as informações para não haver nenhum tipo de erro, pois não será possível editar estas informações. Se houver algum erro será necessário registrar uma incongruência e procurar a Receita para pedir alteração

Antes de finalizar esta primeira etapa, o aluno deverá definir uma senha de no mínimo 6 dígitos e no máxima 10. A senha pode ser alternada entre números e letras. Procure memorizá-la bem ou anotá-la em local seguro, pois a recuperação de senha este ano estará mais restrita. O Inep só fornecerá o envio de recuperação por meio de SMS ou e-mail.

Passo 2- Recursos: Após finalizar este processo o estudante terá acesso a tela de recursos. Neste espaço ele irá informar se há necessidade de uma atendimento especializado ou específico para realizar a prova.

Fazem parte do atendimento especializado pessoas com algum tipo de deficiência física ou intelectual, déficit de atenção, dislexia, surdez, cegueira entre outras.

Este ano os estudantes que apresentam deficiências auditivas terão à disposição provas em vídeo libras, porém será necessário optar por um dos tipos de recursos disponíveis já que terá tradutor-interprete de libras.

O candidato que precisar solicitar um destes recursos deverá indicar também o CID ( Código Internacional de Doenças) além de anexar um laudo médico. O anexo deve seguir nos formatos PDF, PNG ou JPG.

Após envio da documentação estudante deverá aguardar avaliação por parte de uma comissão do Inep. Esta dará o ferimento do pedido com prazo de até 30 dias após o término das inscrições. Aqueles que forem contemplados com o atendimento especializado terão também 1 hora a mais para concluir a prova.

Atendimento Específico: O atendimento específico é destinado aos idosos, gestantes, lactantes, estudantes hospitalizados. Estes devem informar sua condição no momento do processo de inscrição para garantir seus direitos.

Pessoas que fazem usos de medicamentos também poderão informar suas necessidades no momento da inscrição. Um exemplo quem faz usos de bomba de insulina. Estes também deverão apresentar o CID, mas não terão tempo a mais para realizar a prova.

Passo 3- Locais e Idioma: Na etapa Prova o estudante vai poder selecionar se prefere responder as perguntas em outros idiomas como espanhol, inglês ou outra língua qualquer e ainda indicar a cidade que deseja realizar a prova. Neste caso não há necessidade e realizar na mesma onde reside.

[ads2]

Passo 4- Ensino Médio: Nesta seção os participantes vão informar como está sua situação em relação aos ensino médio. Aqui eles colocarão se já concluiu ou se está cursando e qual o ano. Há opção de informar também se concluirá ainda em 2017 ou não e ainda se não está estudando.

Os candidatos que não irão concluir o ensino médio neste ano não poderão usar os resultados das provas para acesso ao ensino superior.

Passo 5- Escola: A próxima etapa é a opção Escola, que deve ser preenchida somente para os que concluirão o ensino médio em 2017. Aqui serão colocadas as informações da escola onde concluirá o ensino médio

Passo 6- Questionário Socioeconômico: Quase finalizando as etapas está o questionário socioeconômico uma forma de identificar as condições sociais e econômicas que o candidato vive.

 

Este ano serão 27 perguntas, até 2016 eram 50, sobre renda familiar, escolaridade e profissão dos pais e dos membros que compõe a família. Chegando até aqui o processo está quase encerrado e é só conferir os dados salvar e imprimir o boleto para pagamento da taxa.

 

Pagamentos e Isenções

Como já mencionamos no início deste artigo este ano a taxa de inscrição para realizar o Enem é de R$ 82,00, porém os alunos que concluírem o ensino médio em escola pública receberá a isenção automática da taxa de inscrição. Desta forma o processo fica finalizado logo após preencher o questionário socioeconômico

Os candidatos que não se encaixam nestas condições e que precisam pedir isenção da taxa deverão imprimir o boleto normalmente, solicitar a isenção e especificar o motivo.

As isenções são destinadas aos alunos da rede pública, famílias participantes do Cadastro único e membros das famílias com salário inferior a 1,5 salário mínimo que tenham concluído o ensino médio em unidades particulares na condição de bolsista.

A resposta para solicita validade imediatamente, caso não seja aceita a guia de arrecadação será gerada. Vale lembrar que as informações serão confirmadas pelo Inep, podendo haver eliminação de candidatos que tentarem fraudar.

Depois de todo o processo realizado o sistema irá gerar um número de inscrição e o participantes poderá confirmar sua situação por meio deste número. As alterações só poderão ser realizadas pelo candidato após o dia 19 de maio.

[ads1]
 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *