Inscrição e isenção do ENEM 2015.

Inscrição e isenção do ENEM 2015.

 

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM, está abrindo caminhos para estudantes de todo o Brasil.

            Quem pensa que o ENEM é só para jovens, está enganado, pois pessoas de todas as idades estão recorrendo ao exame, não apenas como meio de testar conhecimentos, mas de ingressar no ensino superior.

prova do ENEM é semelhante a um vestibular, com 180 questões de múltipla escolha, divididas em 2 dias (sábado e domingo). No sábado é aplicada uma prova de 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo é aplicada uma prova de 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (você escolhe entre Espanhol ou Inglês) e Matemática e suas Tecnologias. A tão temida redação também ocorre no domingo.

Inscrições para o ENEM 2015.

As inscrições para o ENEM 2015, assim como nas edições anteriores, serão realizadas pela internet, no http://enem.inep.gov.br/. Ao realizar a inscrição o candidato deve informar dados pessoais, endereço e escolaridade. É tudo muito simples, apenas tenha atenção se você for optar pela certificação do ensino médio pelo Enem 2015 (disponível para quem tem ensino fundamental completo e maior de 16 anos). Mas se você deseja ser isento da taxa de inscrição do Enem, deve marcar essa opção e declarar carência.

Ainda não há data exata para inscrição do ENEM 2015, todavia a expectativa é que ocorram as inscrições em maio de 2015. Assim que for divulgado oficialmente o início das inscrições, nossos leitores serão informados, pois é fundamental não perder o prazo. Quem faz o Exame tem um leque de oportunidades, principalmente aquele que estuda e conquista uma boa pontuação.

Através do ENEM 2015 o estudante poderá acessar os seguintes programas: PROUNI (Bolsas integrais ou parciais), SISU (Universidades Públicas), FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), Ciência sem Fronteiras e SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

Monte seu Cronograma e Estude pela Internet.


 

materias para enem_veicularweb

 

Ter um plano de estudos é fundamental para organizar a rotina de estudos durante a semana. O plano deve ser traçado segundo a sua realidade. Pergunte-se: “Quantas horas tenho disponível por dia?”.

Suponhamos que você tem 4 horas disponíveis para estudar, então dedique 1 hora por dia para estudar aqueles assuntos que você tem mais afinidade, os mais fáceis. Ainda restam 3 horas, dedique essas horas para questões que você tem um pouco mais de dificuldade, com grau de dificuldade mediano. Reserve 20 minutos de cada hora/aula para resolver questões das edições passadas do ENEM e vestibulares (questões inerentes ao que você está estudando). Reserve um pequeno intervalo, pois assim sua mente estará relaxada e vai assimilar melhor o conteúdo estudado.

Dicas de estudo para ENEM

Por outro lado, se você trabalha e tem pouco tempo para estudar, seja 1 hora ou mesmo 2 horas por dia, conheça uma regrinha básica do cronograma de estudos; pegue 100% do tempo disponível e divida-o da seguinte maneira: 25% para rever assuntos já assimilados, 15% para resolver questões do ENEM e demais vestibulares, 5% para descansar e 55% para assistir videoaulas, leitura de apostilas gratuitas online, livros, assuntos atuais, explicações, tudo aquilo que for te ajudar (divida esses 55% em matérias que cairão no exame). Não adianta estudar durante 1 mês só uma matéria, pois na prova as matérias são divididas em questões, mas são dadas em uma só prova.

Utilize o Cronograma abaixo para organizar seus horários.

 

cronograma de estudo_veicularweb

 

Gostou das dicas?

Continue ligado no nosso Portal e fique por dentro de tudo que diz respeito ao ENEM 2015.

Deixe uma resposta