Devo exagerar nos exercícios para ter resultados rápidos?

Exercício devem serem praticados com cautela

antes de se acabar de tanto fazer exercícios na academia é preciso lembrar que o corpo humano tem seus limites e é preciso saber respeitá-los para garantir o bom funcionamento do  conjunto.

É muito comum pensarmos em intensificar as atividades físicas na esperança de obter resultados mais rápidos ou ainda melhores, mas antes de se acabar de tanto fazer exercícios na academia é preciso lembrar que o corpo humano tem seus limites e é preciso saber respeitá-los para garantir o bom funcionamento do  conjunto.

Quando nos esforçamos muito além daquilo que o copo suporta, a tendência é adquirir, mais cedo ou mais tarde, uma doença, seja fisicamente ou mentalmente. Os abusos praticados por não saber a hora de parar, ou até mesmo por ignorar que é preciso parar podem custar muito caro.

A correria do dia-a-dia, às vezes, não nos deixa perceber que estamos aplicando cargas excessivas ao nosso corpo, o que poderá ocasionar em sérios danos.  

Cada um sabe seu limite, e o que pode parecer demais para um indivíduo, pode não significar nada para outro. Um exemplo disso podemos notar nas maratonas de corridas, embora a grande maioria  seja atletas experientes geralmente o numero que chega na última etapa da prova é bem reduzido em relação a largada. Normalmente só há um vencedor.

Isso está relacionado com o preparo físico e também com o limites do corpo, muitos atletas estão bem fisicamente, mas nem todos tem o mesmo limite. Os corpos não respondem da mesma maneira.

Outro exemplo clássico é no ambiente de trabalho, tem horas em que achamos que estamos trabalhando em excesso, mas para outros  a visão é diferente.

E como saber a hora de parar?

É preciso se atentar aos sinais que o corpo começa dar, como cansaço e muitas vezes esgotamento total.  O corpo precisa descansar. durante o dia vamos atribuindo muitas tarefas e  buscamos cumprir tudo e vamos esquecendo que é preciso descansar.

Uma boa noite de sono ajuda a executar melhor as tarefas do cotidiano. Portando determine um horário para ir para cama. Descanse a mente e o corpo, não fique tentando adiantar a tarefa do dia seguinte, pois isso te deixará cansado e produzirá muito menos no dia seguinte.

Se o seu dia está carregado de tarefas estenda o prazo para executá-las, faça hoje somente o que é para ser feito hoje. Adiantar um serviço só compensa quando temos um tempo livre, pois do contrário estamos agregando esforços diários que podem prejudicar a saúde.

Nosso corpo envelhece naturalmente, então não precisamos acelerar esse processo atribuindo exageros, buscando uma perfeição que não é a sua, uma característica que não te pertence. Procure executar as coisas com leveza, sorria mais, procure separar um tempo para o lazer.

Nas atividades físicas

O hábito de praticar exercícios já está cientificamente provado que traz benefícios para saúde. Melhora as condições físicas, provoca uma sensação de bem estar e previne diversos tipos de doença.

A busca por um corpo perfeito também pode causar danos.  Sempre que for fazer exercícios lembre-se que para cada tipo há um limite e que o exagero pode causar traumas.

É comum as pessoas acharem que quanto maior a frequencia de exercícios e maior carga pode resultar no aumento do porte físico, mas isso não passa de um engano. De acordo com profissionais de educação o aumento da massa muscular acontece no período de descanso.

Muito esforço associado com uma alimentação desequilibrada pode gerar problemas como anorexia, bulimia, insônia, estresse. Em mulheres pode ainda provocar a amenorréia (ausência da menstruação)

Respeitar os limites físicos, vai permitir uma vida saudável com menores chances de adquirir uma doença mais grave. Lembre-se que o organismo precisa descansar.

 

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