Estudo de Caso na Gestão empresarial

Estudo de Caso sobre Palmeiras e Fluminense no Campeonato Brasileiro de 2009

1 – O que pode explicar a mudança de trajetória de um time (organização) – Palmeiras – que vai do primeiro lugar do campeonato para a última posição em seu grupo? A resposta está amparada pelos básico sobre Liderança e Motivação

R – 1 Embora o tempo tenha formado uma equipe de profissionais com capacidade técnica, uma motivação não era mais a mesma após a demissão de Vanderlei Luxemburgo do comando do Palmeiras.
Os fatos se dão após uma sucessão de quebra de hierarquias entre o elenco administrativo do palmeira.
Sem motivação para o enfrentamento da fase difícil que o palmeira passava, acabou-se o sentimento de trabalho em equipe e agora cada um decidir por sim, agem interindividual sem compromisso com a necessidade de um líder.
Na gestão de equipes, a administração de problemas de relacionamento é decisiva para o sucesso da empresa. Em casos assim, o líder tem uma missão de se reunir com as pessoas envolvidas para encontrar um meio-termo.


2 – O que pode explicar a mudança de trajetória de um time (organização) – Fluminense – que vai da última posição no campeonato para a décima sexta, livrando-se do rebaixamento? A resposta deve estar amparada pelos conceitos básicos sobre Liderança e Motivação

R – 2 Diretoria do Fluminense foi decisiva com a contratação de Fred na temporada que garantiu o título do Fluminense em 2009. O exemplo de 2009 serve para qualquer clube na situação. Para que enxerguem saída e não se rendam em momentos complicados.
A presença de craques em uma equipe sempre pode ser benéfica e alavancar os resultados. Mas, para que isso aconteça, cabe ao treinador manter o coletivo acima do individual. Os mais talentosos do time não devem tentar resolver as partidas sozinhos. Se for por esse caminho, o desempenho coletivo cai e uma equipe desaba.
Uma vez mais modesto pode definir o objetivo de não ser rebaixado ao final do campeonato. No entanto, o bom trabalho ao longo do ano talvez permita uma revisão nessa meta, tornando-a mais ambiciosa.


3 – Como pode se dar a comunicação e qual delas a ser empregada no processo de mediação do conflito existente em ambos os clubes de futebol? Explique sua resposta.

R 3 – Feedback como ferramenta de melhoria na comunicação
O processo da comunicação dá ao interlocutor a oportunidade de refletir sobre seus atos coletivos. Este processo incorporado ao comportamento da pessoa pode fazer com que os outros da equipe se sintam mais a vontade e valorizado ao compartilhar experiências. O papel do gestor de equipes é garantir que os maiores talentos podem contribuir de forma decisiva para bons resultados. Mas sua atuação precisa dar suporte a um esforço coletivo.

No mundo do futebol, destaques indivíduos costumam ser bastante exaltados, mas isso não reduz o valor do espírito coletivo – pelo contrário. Tempos que contam com uma boa gestão de equipes têm muito mais chances de conquistar vitórias e títulos.

O futebol demonstração muito bem o valor do treino para quem deseja alcançar grandes resultados. Equipes bem preparadas por seu técnico têm muito mais chances de vitória, pois os atletas se entendem melhor em campo.

Bons treinadores são aqueles que conservam uma linha aberta de comunicação com seus jogadores. Se alguma estrela passar do ponto, é fundamental ter uma conversa franca com ela. Isso vale para o futebol e para qualquer empresa.
Outro ponto importante é o respeito aos concorrentes. Quem trabalha em uma empresa rival não pode ser visto como inimigo, mas como adversário em uma disputa leal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *