Estratégia promocional em época de crise econômica

Como a estratégia promocional pode alavancar meu negócio?

Neste post nós passamos algumas dicas infalível para conquistar clientes, vender mais e entender o mercado.

Promoções são um estimulo para que consumidores comprem mais produtos e serviços, especialmente nos períodos do final de ano e datas comemorativas em que os consumidores estão mais propensos a gastar.

Pensando nesta oportunidade, uma empresa deve introduzir um produto inovador com diferencial único no mercado aliado a uma estratégia promocional para que os clientes tenham a melhor ofertas.

Não se deve reduzir os preços dos produtos para ganhar clientes, evitando que preços baixos tornem-se uma realidade de mercado, o que não traria resultados efetivos ao segmento no longo prazo. Sendo assim, a estratégia é promover produtos através de ações de Marketing, que estão apoiadas em dois grandes pilares: produto e promoção.

Para sair na frente invista no produto

Para conquistar o mercado, a estratégia promocional é focar na qualidade e variedade, pois ter um portfólio que segue tendências de mercado é o primeiro passo. Além de produtos sazonais com os temas de estações e datas comemorativas.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e sabem o que querem, é preciso introduzir personalidade para conquistar o mercado, Exemplo: tamanho personalizado, características única, material de qualidade e procedência. Tudo para maior comodidade e satisfação dos consumidores.

Um fator que se torna cada vez mais importante na hora da compra é o design. Por isso investir em cores alegres e vibrantes, que comprovadamente chamem a atenção do público é indispensável.

Outro grande diferencial são as condições de pagamento.

Oferecer formas de pagamento com taxa mais em conta, oferecer prazo para pagamento. Além disso, ofereceremos descontos progressivos e combos a fim de estimular maior volume de vendas.

Exemplo: Para compra de 10 combos com 3 peças em 3 tamanhos diferentes, o cliente terá 10% de desconto e ainda, para cada 3 mil reais em compra, o cliente ganha 2% de desconto, que é cumulativo.

Por fim, uma política de trocas não burocrática e que respeita o direito do consumidor.

O CDC ( código de defesa do consumidor), estabelece regras para troca e de devolução dos produtos comprados pessoalmente na loja física ou em lojas virtual (e-commerce), é possível oferecer um prazo diferenciado, mais vantajoso nos casos de defeitos de fabricação ou falhas no produto.

Estratégia Promocional e Plano de Ação

O Plano de ação promocional pode ser realizado de custo zero ou mínimo. Uma empresa que está entrado no mercado não dispunha de grande investimento para alavancar suas vendas e conquistar cliente e, é nesse sentido que uma boa estratégia faz toda a diferença.

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Exemplo:

a) ações de custo zero, isto é, que já são custeadas por outras áreas da empresa ( pessoal, internet, luz, etc), estas serão direcionadas a capacitação de vendedores e negociação com fornecedores para viabilizar a estratégia de descontos de preço e formas de pagamento;

b) ações de comunicação e compra de espaços publicitários, as quais será destinada a verba integral de R$1.650,00, que será dividida em 60% mídia off-line (Compra de espaço em revistas e jornais especializadas e de bairros, distribuição de flyers e banners) e 40% on-line (Compra de palavras-chave no Google Ads e Anúncios no Facebook, Criação de Website e Perfis nas Redes Sociais).

Medindo Resultados da Estratégia Promocional Off-Line e On-Line

Além dos métodos on-line para avaliar a eficácia dos anúncios com as ferramentas gratuitas do Google e Facebook, a empresa pode implementar uma rápida pesquisa de apenas uma questão perguntando para os clientes onde eles conheceram a marca ( Site, Facebook, Google, Radio, Revista, Jornal, Indicação, Banner/Flyer, Outros).

Assim, será possível saber qual dos anúncios trouxeram mais clientes para que a estratégia promocional seja aprimorada em um novo ciclo de investimento.

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