Estafa ou estresse: Qual é a diferença?

Está se sentindo fadigada (o), cansada (o) ou com uma sensação de que suas horas de descanso estão curtas demais?

Quando nos sentimos assim depois de algumas horas de treino na academia ou depois um dia de trabalho exaustivo é até considerado normal, mas se esse excesso de cansado está frequente é bom prestar atenção. Será que você não está passando por uma crise de estafa ou de estresse?

Como diferenciar a estafa do estresse?

Primeiramente vamos entender o conceito de estresse e de estafa, desta forma você conseguirá identificar se sofre ou não de algum destes males.

O estresse é uma reação que o nosso organismo tem quando enfrentamos situações externas de ordem emocional ou mesmo física. Para que fique bem claro, vamos dar um exemplo bem comum.

De repente você dirigindo no trânsito tranquilamente e do nada um motorista irresponsável começa fazer manobras indevidas e acaba te fechando. No mesmo instante o sangue já sobe.

Quando passamos por essa situação de estresse o corpo libera adrenalina, que automaticamente prepara o organismo para agir. Essa é uma forma de defesa que nosso organismo produz.

Portanto o estresse é uma reação própria do organismo, quando ele é pressionado por fatores externos que podem ser de ordem física ou também emocional.

Agora vamos falar um pouco do conceito da estafa.

A estafa é um cansaço excessivo, podemos dizer até mesmo um cansaço crônico tanto físico como emocional que é capaz de impedir que você realize suas atividades do cotidiano.

A estafa pode impedir até mesmo que você consiga fazer um passeio como também ter uma vida social ativa, devido à vontade excessiva de querer descansar a todo o momento.


Vários fatores podem causar a estafa seja um ambiente de trabalho ruim e desorganizado como também ausência de uma nutrição de qualidade, já que o alimento é responsável por manter a energia do corpo.

Então para que fique bem claro a diferença entre estresse e estafa vamos resumir: O estresse é uma reação do organismo diante de uma pressão externa que eleva a adrenalina do corpo.

Já a estafa é um estado físico que gera um cansaço crônico capaz de impedir que você consiga desenvolver suas atividades diárias.

Tanto o estresse como a estafa são consideradas doenças, que podem se tornar graves caso não seja realizado o tratamento adequado. Vale lembrar que é importante identificar se você está estressado ou com estafa e assim procurar a melhor forma de eliminar esse mal.

Para começar a dica é procure relaxar e evitar situações que podem agravar ainda mais seu estado procure um especialista e comece a partir de agora a ter uma vida mais saudável e tranquila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *