Emagreça entendendo seu metabolismo

Alguns tem muita dificuldade em emagrecer, outros em engordar. Essa constante luta deve-se, principalmente, ao metabolismo que pode ser lento ou acelerado demais. Mas entenda o que é o metabolismo: são um conjunto de reações no corpo que visam transformar substâncias químicas e nutrientes em outros tipos de moléculas, ou seja, esse conjunto de reações são responsáveis por queimar as calorias e transformá-las em energia para o corpo.

O metabolismo de cada pessoa é diferente, cada organismo responde de uma certa forma a determinados alimentos, suplementos ou remédios. Visto que depende de diversos fatores, como: sexo, idade, genética, estilo de vida e outros. Dessa forma, alguns fatores ambientais como a prática de exercícios e alimentação adequada irão influenciar diretamente no seu metabolismo.

O metabolismo é a interação entre o anabolismo e o catabolismo, entenda:

É um processo que provoca a síntese ou construção de substâncias a partir de outras. Por exemplo: o glicogênio (molécula complexa que serve como reserva de energia no corpo) é sintetizada a partir de monossacarídeos de glicose; ou as proteínas que são construídas com as moléculas simples de aminoácidos.

Para no ganho de massa magra devemos focar no anabolismo muscular. Portanto,

A prática regular de exercícios é imprescindível para o ganho de massa magra;

Alimentação em qualidade, quantidade adequada e suficiente para suprir suas necessidades básicas, sem esquecer dos pré e pós-treinos.

O catabolismo é o processo que ocorre quebra das moléculas complexas, afim de transformá-las em moléculas simples. Um exemplo de catabolismo ocorre no estômago, em que moléculas são “quebradas” para posterior síntese (anabolismo) de certas substâncias. Quando a pessoa não se alimenta corretamente o organismo buscará os músculos e as gorduras como nova fonte de energia, e é esse processo que deve ser evitado para que o ganho de massa magra se sobressaia.

Mas o que afeta o metabolismo?

O metabolismo é algo único e que age de diferentes formas em cada pessoa e diversos fatores podem influenciar em sua funcionalidade, como:

Alimentação – uma alimentação que excede o consumo diário de carboidratos pode prejudicar a aceleração do metabolismo, pois essas macromoléculas são facilmente digeridas e absorvidas pelo corpo, o que prejudica a saciedade, visto que a sensação de fome virá rapidamente após a refeição;

Tecido muscular – o músculo é um tecido que promove grande gasto calórico para o organismo, portanto a quantidade de músculo irá influenciar diretamente na agilidade com que funcionará seu metabolismo;

Idade –  o metabolismo passa a ficar mais lento a partir dos 30 anos. Por isso, deve-se ter uma atenção maior com os exercícios físicos e com a alimentação para que o organismo não o trapaceie.

Água – praticamente todas as funções do organismo são realizadas na presença de água. Eliminar toxinas, melhorar o trânsito intestinal e até a aparência da pele. Portanto, você deve se policiar para tomar pelo menos 8 copos de água por dia. Se tiver dificuldades com isso, existem inúmeros aplicativos que te ajudam a lembrar de beber água.

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