Dieta do chá de hibisco: Como fazer? Dicas e benefícios

A dieta do chá de hibisco é uma ótima opção para quem quer emagrecer de forma saudável e rápida. Tomar o chá diariamente acelera o metabolismo, elimina as toxinas do corpo e ajuda a emagrecer.

O chá é preparado com o Hibiscus sabdariffa e é encontrado em lojas de produtos naturais, feiras ou farmácias. É recomendado dar preferência ao produto original e natural. Além disso, o hibisco pode ser adicionado em vitaminas e sucos.

Conheça, então, os benefícios do chá de hibisco para a saúde:

1. Ajuda a emagrecer

O chá de hibisco tem importante ação no emagrecimento, uma vez que impede a formação de gordura pelo corpo. Além disso, o chá de hibisco tem efeito diurético no corpo, o que elimina a retenção de líquidos, além de impedir que o processo ocorra.

O hibisco possui em sua composição um flavonoide chamado quercetina, uma importante substância que ajuda o organismo a eliminar líquidos e toxinas. Com isso, a ingestão regular do chá de hibisco ajuda a emagrecer.

2. Previne o colesterol alto

O chá de hibisco contém poderosos antioxidantes que auxiliam no controle do colesterol. Essas substâncias atuam, ainda, limpando as artérias e eliminam as gorduras acumuladas ali, prevenindo, assim, a aterosclerose.

3. Controla a pressão alta

O chá de hibisco tem ação vasodilatadora, sendo assim, é recomendado para pessoas que sofrem com pressão alta e problemas cardíacos. No entanto, esta sua propriedade pode ser bastante maléfica para as pessoas com pressão baixa.

Como preparar o chá de hibisco

Para preparar o chá de hibisco você irá precisar de:

  • 2 colheres de sopa de hibisco
  • 1 litro de água

Deixe a água chegar no ponto de fervura e desligue o fogo. Adicione, então, o hibisco e abafe com uma tampa. Deixe descansar por 10 minutos e, então, coe e sirva-se.

Como emagrecer rápido com a dieta do chá de hibisco

Deve-se tomar 3 xícaras de chá de hibisco por dia 30 minutos antes das principais refeições, sendo elas o café da manhã, almoço e jantar. Além disso, você pode substituir a água pelo chá de hibisco para fazer sucos e tomar ao longo do dia.

É importante lembrar que somente ingerir o chá de hibisco não trará resultados significativos. Uma boa estratégia é combiná-la com uma alimentação adequada, com consumo de frutas, legumes e vegetais. Não esquecendo dos exercícios físicos, seja a caminhada, musculação, luta ou dança.

Cuidados necessários

O hibisco é uma ótima estratégia para perda de peso rápido. No entanto, apresenta algumas contraindicações, como:

  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres na TPM;
  • Mulheres que pretendem engravidar, uma vez que o hibisco pode causar modificações hormonais que irão alterar a fertilidade;
  • Pessoas com problemas de pressão baixa, pois o hibisco possui ação vasodilatadora que pode complicar ainda mais esse quadro.

Além disso, pode apresentar alguns efeitos colaterais, como:

  • Fraqueza muscular;
  • Problemas de pressão;
  • Intoxicação;
  • Sonolência.

Por isso, o chá de hibisco deve ser consumido com moderação, sendo recomendado que não extrapole a quantidade de 6 xícaras de chá por dia.

Deixe uma resposta