Dicas para prevenir o diabetes

Após passar as festas do final do ano a preocupação agora é voltar aos hábitos saudáveis e manter a saúde em dia.  Uma vida mais regrada ajuda a prevenir muitas doenças como a diabetes nosso tema de hoje.

Pensando em pessoas  que já tiveram casos de diabetes na família, o chamado “grupo de risco”,   foi que desenvolvemos este post, principalmente para que não tenha dúvida de que a prevenção ainda é o melhor remédio para evitar as doenças como diabetes,  que assusta muita gente nos dias atuais.

O grupo de risco incluí as pessoas  que estão muito mais sujeitas a desenvolver a doença ao longo da vida. E sabendo-se desta probabilidade é que os profissionais da saúde buscam incentivar a prevenção.

Fazem parte deste grupo aqueles que estão acima do peso, são sedentárias, com idade superior aos 25 anos, embora a doença possa surgir antes, são  hipertensas, não fazem uso de uma alimentação equilibrada e também aquelas que têm casos da doença na família.

Vale lembrar que qualquer pessoa pode ter diabetes e não somente quem tem essa “classificação” de risco.

Especialistas alertam que o maior incentivador da doença são os maus hábitos, portanto o ideal é prevenir e assim evitar que a diabetes venham se desenvolver, principalmente a do tipo 2.

A diabetes tipo 2 está bastante associada ao estilo de vida, por isso quem não tem hábitos saudáveis acaba entrando neste grupo de risco. Então para que você possa evitar esse mal o ideal é seguir algumas dicas.

Como prevenir a diabetes

1- Barriguinha sarada: A gordura da barriga, chamada de gordura visceral, é uma das mais perigosas para a saúde, pois ela pode se concentrar também no intestino e no fígado de forma que estimula uma maior produção de insulina para que a glicose possa adentrar nas células. Esse excesso de produção altera o funcionamento do metabolismo gerando várias complicações de saúde e provocando a diabetes do tipo 2.

Então se você ainda não tinha motivo para ter uma barriguinha sarada aqui está ele. Perder barriga é fundamental para evitar a diabetes.

2- Exercite-se:  Procure uma atividade física que lhe agrade, seja em uma academia ou até mesmo aquela  horinha de caminhada pelas ruas do bairro. Fazer exercício melhora as condições físicas, diminuem os riscos de se tornar uma pessoa sedentária e com isso evita o surgimento da diabetes.

3- Durma bem: Dormir bem não significa dormir muito, mas de forma confortável e o suficiente para que o corpo consiga manter o funcionamento normal.  Dormir mal pode gerar obesidade isso porque o relógio biológico fica irregular provocando a desaceleração do metabolismo.

Com o metabolismo mais lento a perda de calorias diminui podendo gerar um ganho de peso bastante significativo, com isso aumenta os riscos de desenvolver diabetes.

4- Alimente-se bem: Uma alimentação equilibrada só trás benefícios para saúde e com isso evita uma série de doenças e a diabetes está entre elas. Comer bem não é comer muito e sim diversificar a alimentação incluindo, frutas, legumes, vegetais, evitar ficar muito tempo sem comer, tomar bastante água e evitar as guloseimas e gorduras.

5-Prefira os integrais: Sempre que possível inclua alimentos integrais nas suas refeições, eles são aliados importantes e ajudam a combater o excesso de açúcar adquirido pelo nosso organismo.

Quando consumidos arroz, pão francês entre outros carboidratos a tendência é que as taxas de glicose no sangue sejam alteradas rapidamente e assim aumentando o risco de ter diabetes, diferente dos integrais que retardam esse processo.

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