Dicas para mandar bem no ENEM 2015!

 

 

 

 

A primeira dica é estudar, isso todo mundo sabe, mas nem todos têm disciplina e organização para seguir um planejamento de estudos. O fato é que não há milagre que faça alguém conhecer o desconhecido sem antes saber a respeito dele. Todavia, não cabe estudar todos os assuntos no dia que antecede a prova ou mesmo a caminho do exame, isso só vai deixar o candidato mais nervoso e vai confundir as ideias.

Estar calmo e relaxado também é fundamental, portanto procure chegar cedo, conheça o local da prova antes do dia do exame, lembre-se que o ônibus pode atrasar, quebrar ou acontecer algum acidente e demais imprevistos. Tenha em mãos o seu RG, endereço do local da prova e 2 canetas esferográficas de cor preta. Não tenha medo de pedir informações aos funcionários, leve água e algum lanchinho (coisas leves, evite chocolates, principalmente se estiver calor), evite lanches de rua (vai que você passa mal no meio da prova).

Inscrição para o ENEM

Uma prova de 180 questões é cansativa, por isso é realizada em 2 dias, sem falar da redação que assim como toda a prova exige concentração e muito raciocínio. O ENEM de 2014 reuniu muitas questões de interpretação e de raciocínio lógico, ambas exigem atenção e muita resistência do candidato. É muito importante ler todo o texto (você até pode ler a pergunta antes do texto, mas não pode deixar de ler o mesmo).

O senso comum diz: “Comece pelo começo”. Mas no ENEM nem sempre começar pelo começo é a melhor opção, antes, comece pelas questões que você mais domina. Otimize seu tempo, não perca minutos e mais minutos lendo e relendo algo que você não está entendendo (isso só vai te deixar ainda mais nervoso), portanto, deixe essas questões mais difíceis para o final da prova (vai acabar percebendo que aquela questão não era tão difícil assim).

 

Tenha em mente que a redação é uma prova subjetiva, totalmente diferente das demais questões que são objetivas. Reserve pelo menos 40 minutos do seu tempo para desenvolver a redação, seja claro e objetivo (coesão e coerência são fundamentais). Também é muito importante não copiar trechos da prova, de músicas e se for utilizar alguma citação na introdução, use “ ”. Nada de utilizar gírias ou ditos populares. Seja impessoal sempre!

Agora vamos à dica principal que é crucial para que você passe no ENEM: DISPOSIÇÃO. Se o estudante não estiver realmente disposto a passar no exame, ele não vai ter forças para enfrentar a maratona de estudos e até mesmo os trechos de textos contidos na prova não serão lidos. Mande a preguiça embora e pense pelo princípio da pirâmide: Desejo, Fé e Ação. Em todas as etapas da vida é fundamental ter um objetivo, desejar algo e acreditar que aquilo é possível, ter fé! Com o objetivo bem claro em sua mente e acreditando que é realmente possível você terá forças e determinação para agir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber mais sobre o exame, inscrição do ENEM 2015 e demais particularidades? Fique ligado no nosso Portal. Em breve postaremos dicas infalíveis de estudos e de como fazer a melhor redação no ENEM. Siga-nos!

 

 

 

Deixe um comentário