Dia do lixo. Contra ou a favor?

O dia do lixo ou, como é conhecido por muitos, o dia livre é uma “fuga” da dieta pelo menos uma vez por semana. Nesse dia você pode comer tudo que quiser, na quantidade e qualidade que desejar, inclusive refrigerantes, pizzas, bolos, massas e doces. Essa é uma prática realizada por muitas pessoas, inclusive atletas que afirmam que tendo um dia do lixo o seu metabolismo será acelerado no dia seguinte, aumentando o processo de emagrecimento e hipertrofia. Mas será que vale a pena? Vamos descobrir.

  1. Vale a pena ter um dia do lixo?

Seguir uma dieta nunca é uma tarefa simples ou fácil, por isso muitas vezes bate aquela vontade de comer alguma besteira. Alguns acreditam que o dia do lixo pode ser uma forma de evitar o abandono da dieta.

No entanto, vamos pensar de forma coerente. Você passou a semana toda se alimentando bem e de forma saudável e quando seu corpo já está se acostumando com essa rotina você lhe joga uma bomba de açúcar, sódio e carboidratos refinados.

Vê-se, então, que não. O dia do lixo NÃO vale a pena.

  1. Mas o que posso fazer para matar a vontade de comer doces?

Uma vida saudável vai muito além de se alimentar e se exercitar. Sua mente também precisa estar bem e de acordo com seu novo estilo de vida. Para isso, uma vida em equilíbrio é muito melhor. Então, você não está proibido de comer algo que gosta ao menos uma refeição ao mês.

Portanto, não limite sua cabeça em pensar no próximo fim de semana que vai poder comer aquela pizza, mas pense que você é o dono de suas vontades e também do seu autocontrole. Entenda isso como uma mensagem para você se policiar e se resguardar das tentações alimentícias e não desperdiçar todo seu trabalho, esforço e dedicação por um copo de refrigerante ou alguma outra “besteira” que só te trará malefícios.

Vamos, então, substituir o termo dia do lixo por: refeição livre. Livre de culpa e remorsos, que com certeza te ajudará nessa etapa tão importante de sua jornada, que é a atenção com a sua saúde.

  1. O que posso comer na refeição livre?

A refeição livre é exatamente o que se diz: LIVRE. Você pode comer o que quiser. No entanto, precisa estar ciente das consequências de possíveis má escolhas. O que quero dizer é: Você é livre para comer, não transforme a alimentação em tabu. A Nutrição é uma ciência que tem por objetivo auxiliar as pessoas a ter uma vida mais saudável e não cheia de regras e restrições.

Obviamente, temos nas prateleiras vários “alimentos” ultra processados, com inúmeras substâncias cancerígenas e maléficas para a saúde, e você, sabiamente, saberá a filtrar esses produtos da sua refeição livre. E se não souber nós, nutricionistas, estamos aqui para isso, orientá-los e tirar dúvidas a respeito da sua alimentação e como começar e manter uma vida saudável, sem frustrações e, o mais importante, livre.

Deixe um comentário