Crise na saúde preocupa população de Guarulhos

 

Há quase um ano a população de Guarulhos enfrenta uma situação constrangedora na área da saúde. Os munícipes que precisam de atendimento médico, nas unidades do Hospital Municipal de Urgências (HMU) e no Hospital da Criança convivem com a demora no atendimento e os cancelamentos de consultas e exames em virtude da falta de profissionais.

Em função do atendimento precário a Prefeitura de Guarulhos interrompeu o contrato com o Instituto Gerir, que estava responsável pela administração das unidades desde 2017.  Após o rompimento do contrato duas organizações sociais assumiram a administração das unidades.

De acordo com a apuração realizada pelo portal G1, além da falta de médicos e outros profissionais, as unidades de saúde apresentavam péssimas situações de atendimento além de muita sujeira.

Testemunhas relataram que em diversas ocasiões paciente ou acompanhantes, de maneira voluntária, acabavam fazendo a limpeza do local. Contudo mesmo diante destes fatos o Instituto Gerir informou não iria falar sobre o assunto.

A nova administração[ads2]

Com as mudanças quem assumiu a administração do HMU foi a Santa Casa de Birigui, que terá repasse mensal de aproximadamente R$ 5,0 milhões. Já o Hospital da Criança ficará aos cuidados do Instituto de Desenvolvimento de Gestão, Tecnologia e Pesquisa em Saúde e Assistência Social que vai receber cerca de R$ 4 milhões para realizar os serviços na unidade.

A nova administração irá contratar profissionais no regime de autônomo pelo período inicial de 10 dias, a partir daí, para continuar na atividade será preciso passar por um processo seletivo.

A prefeitura informou que a situação nas duas unidades foi normalizada, mas quem procurou atendimento ou que tinham exames marcados para última quinta-feira (23), não conseguiram realizar. No HMU o atendimento estava normal somente para os casos de urgência e emergência.

A expectativa da população é que com essa mudança o atendimento médico no município seja regularizado.

 

Secretaria da Educação implanta mediação nas estaduais de Guarulhos

Enterradas neste domingo (19) corpo das 5 vítimas de um grave acidente em Guarulhos

Deixe uma resposta