Criando Banco de Dados para Hospedagem de Sites, Script, WordPress.

Banco de Dados para Hospedagem de Sites, Script, WordPress.

Descomplicando o banco de dados

A internet é um dos meios de comunicação mais dinâmicos do mundo. Através de Blogger, sites e redes sociais, é possível criar vínculos com pessoas e organizações de diferentes lugares. Todavia, independentemente se o blogger é de cunho pessoal ou profissional, alguns itens e configurações são imprescindíveis para que ele funcione.

Um fator extremamente necessário para garantir o bom funcionamento do seu site é a comunicação. Não me refiro à sua comunicação com os internautas (que também é fundamental), mas vamos dar uma atenção especial à parte técnica que é a comunicação com um banco de dados. Parece complicado falar de banco de dados e pior, criar um banco de dados. Parece, mas não é complicado!

Descomplicando o “Banco de Dados”.


Neste post iremos conhecer ferramentas fundamentais para criação de um banco de dados para seu blog, site, WordPress, Script, etc.

Mas o que é um banco de dados? Conforme o próprio nome sugere, o banco de dados é um banco no qual são armazenadas informações. Entre as principais informações registradas no software, estão os dados do blog (Título, categorias, descrição, imagens, autor, postagens…), inclusive comentários, compartilhamentos, enfim, dados gravados desde a criação do seu blogger.

Usando o CPANEL para criar Banco de dados de forma automática.
As empresas de hospedagem já deixam seu domínio pré-configurado como domínio principal, de modo que você tem um domínio hospedado, daí basta criar o banco de dados para receber as informações inseridas no seu site, blogger, loja virtual e demais plataformas virtuais.

Que tal um passo a passo dessa criação?


No bloco do CPANEL, paleta Banco de Dados, temos algumas opções de bancos, entre eles: Banco de Dados MYSQL,  PHPMyAdin (que é o que vamos precisar no momento).

Quando você abrir o BANCO DE DADOS MYSQL, aparecerá uma nova janela com a opção “Criando um novo banco de dados”. Neste campo já vem configurado o prefixo do nome de seu domínio, seguido de underline “_”, dai você escreve o nome do seu banco de dados, por exemplo: Seu domínio_bloger1. Feito isso clique no botão “criar banco de dados”. Agora você já tem um banco de dados criado, basta seguir os próximos passos.

Criando um usuário MySQL no seu banco de dados.


No campo “Criar usuário MySQL”, clique em adicionar um novo usuário. Nome de usuário, seu domínio_gloger1 e defina uma senha para o usuário, em seguida clique em Criar usuário. É importante que você escolha uma senha forte e guarde-a em local seguro, pois usará essa senha posteriormente.
Defina um nome de banco de dados, assim mais tarde poderá identificá-lo, caso você hospede novos sites com nomes diferentes.

Adicionando um usuário ao banco de dados.


Criado o banco dados e usuário, siga para a conclusão desta etapa. No menu “adicionar um usuário a um banco de dados”, selecione o usuário e o banco de dados de mesmo nome, clique em ADICIONAR. Pronto, seu banco de dados foi criado com sucesso. Agora é só instalar o script ou wordpress no banco de dados.
Aprenda a utilizar eficazmente este banco de dados no seu site e/ou blogger. Fique ligado nos próximos posts!
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida a respeito? Deixe seu comentário ou clique AQUI!

 

 

Deixe uma resposta