Conheça curiosidades sobre os cachorros

Cheiro de cachorro molhado

Conheça curiosidades sobre os cachorros

 

Uma das perguntas que não quer calar é: por que os cachorros fedem tanto quando estão molhados? Bom, na verdade, algumas pesquisas constatam que o contato da água com algumas substâncias do corpo do cachorro liberam um mal odor. Quando eles são molhados as secreções se diluem pelo corpo e é no momento que as substâncias começam a evaporar que o mal cheiro é sentido pelos humanos.

 

Outra razão que explica o mal odor é a presença de fungos e bactérias na pele. Ao tomar banho, eles ficam mais predispostos a adquirir infecções e isso também está diretamente ligado ao mal cheiro. Até por este motivo, é contra-indicado que se dê muitos banhos no cachorro e também deve-se sempre secar bem os pelos com toalha e secador.

Raças mais inteligentes

Cachorros possuem milhões de neurônios a menos do que os seres humanos, mas alguns deles podem ser bem inteligentes e espertos, isso varia de acordo com a raça do cão. Você sabe quais são os cachorros mais inteligentes? Dentre as 5 raças mais inteligentes em primeiro lugar está o border collie. Esta raça é constantemente utilizada para pastorear rebanhos e cuidar de patos e até crianças. Atlético, o border é uma raça ágil e com facilidade em ultrapassar obstáculos.

O pastor alemão é o segundo mais inteligente e tem facilidade em aprender comandos e é extremamente obediente. Por este motivo e por sua força é utilizado constantemente como cão de guarda, guias de cego, cão da polícia e resgate. O poodle também se destaca por sua facilidade de aprendizado e por ser companheiro. Era muito utilizado para espetáculos de circo e para caça aquática.

O golden retrivier além de lindo, é uma das raças mais inteligentes e de boa índole que existem, é usado na recuperação de pessoas físicas e mentais devido à sua amorosidade. Um dos cachorros mais temidos do mundo é também um dos mais inteligentes: dobermann pinscher. Sua cara de poucos amigos e sua mordida precisa contribuem para ser utilizado como cão de guarda. É um cão fácil de ser adestrado.

Mania de enterrar ossos

Outra dúvida frequente de quem tem cachorro é por que os cachorros têm essa mania de enterrar ossos? A resposta é simples: herança genética. Como todos sabem, os ancestrais dos cães são os lobos, e era um costume deles enterrarem ossos das presas que caçavam para períodos em que a caça era escassa. Era uma forma de se prevenir para situações difíceis e uma possível escassez de comida. Apesar da maioria dos cachorros da atualidade se alimentar com ração o hábito não desaparece de uma hora para a outra. É normal que esse costume demore anos e perpasse futuras gerações até desparecer completamente. Os especialistas explicam que os genes transmitem informações de forma natural aos descendentes e alguns dos comportamentos são puramente instintivos.

Outros hábitos esquisitos para os humanos, mas completamente normais para os cães e também herdado dos lobos é lamber a boca do dono, uma forma de pedir comida, uma vez que é através da boca que as mães costumam alimentar os lobos filhotes. Lamber o rosto também exprime submissão ao seu líder. A mania de dar voltas antes de se deitar também advém dos lobos que checavam o ambiente para saber se nada os machucaria ao se deitar no solo.

Diferenças corpo humano x cachorro

Para se ter uma ideia, os cachorros possuem 160 milhões de neurônios, já os homens possuem 86 bilhões. O peso do coração também é uma diferença, enquanto os cachorros possuem de 120 gramas a 1,9 kg, os homens possuem apenas 250 a 400 gramas. O cérebro do cachorro pesa bem menos do que o humano, sendo 95 gramas para os cães e 1,2 kg nos humanos. Os cães têm mais ossos que os humanos, sendo 320 ossos ao todo e os humanos apenas 206. A temperatura corporal e os batimentos cardíacos também são mais altos nos cachorros.

Deixe um comentário