COMO GANHAR MASSA MUSCULAR RAPIDAMENTE

COMO GANHAR MASSA MUSCULAR RAPIDAMENTE

Muitos querem um corpo perfeito e definido. Para isso, procuram academias, suplementos e dietas malucas. Mas para chegar no seu objetivo, a hipertrofia, você precisa ter, acima de tudo, uma boa alimentação.

O consumo de carboidratos, proteínas e lipídios deverá ser maior do que você pode estar acostumado, mas isso não está relacionado à ingestão de qualquer alimento. Sua dieta deverá estar pautada no consumo de alimentos que ofereçam os macronutrientes necessário, mas, sobretudo, que sejam saudáveis.

A dieta ideal para aumentar a massa magra do corpo se baseia em um alto consumo de proteínas presentes em carnes, ovos e peixes. O carboidrato presente em pães, massas e frutas também são essenciais para fornecer a energia e sustentação do tecido lesionado durante o exercício físico.

Antes do treino recomenda-se a ingestão de carboidratos. Dessa forma, o corpo terá uma fonte para retirada de energia, não necessitando buscar essa energia do músculo, o que causaria o resultado contrário do esperado, ou seja, a atrofia muscular.

Um exemplo de alimento para auxiliar no ganho de massa:

Pré-treino: uma vitamina de 250 ml com maçã, banana e laranja. Ingerir cerca de 20 minutos antes do treino.

Durante o treino: é extremamente importante manter a hidratação em qualquer tipo de treino. Caso o exercício ultrapasse 1h30 é recomendado a ingestão de um isotônico com carboidratos para evitar o desgaste muscular.

Pós-treino: após o treino você deve consumir proteínas para ajudar a reparar o músculo que foi lesionado durante o exercício. Para isso, uma opção é consumir omelete de frango. O ovo e o frango são ótimas fontes de proteínas animais essenciais para o ganho de massa muscular.

O consumo de proteína animal é essencial para o organismo, mas vale ressaltar as proteínas provenientes dos vegetais. Na tabela abaixo você pode conferir alguns vegetais que são ricos em proteínas, muito importante para quem segue uma alimentação vegetariana.

Alimentos Proteína vegetal por 100 g
Soja 12,5 g
Quinoa 12,0 g
Lentilhas 9,1 g
Tofu 8,5 g
Feijão 6,6 g
Ervilhas 6,2 g

 

É interessante fazer a combinação desses vegetais para potencializar a ação dos aminoácidos presentes em cada um deles. Dessa forma, seu organismo estará bem suprido com proteínas essenciais para o corpo.

Um exemplo de cardápio para ganhar massa muscular:

Café da manhã

1 copo de leite desnatado

3 torradas integrais

1 colher de requeijão light

Colação

1 fatia de mamão com chia e canela

Almoço

Peito de frango grelhado

2 ovos cozidos

3 fatias de batata doce

Salada verde à vontade com várias opções

Lanche

1 copo de iogurte desnatado

5 castanhas

Jantar

Salmão grelhado

Cogumelos

Salada de alface, pepino, rúcula, espinafre e maçã verde

Ceia

3 pedaços de abacate

 

Além de uma dieta balanceada você pode fazer uso de suplementos que irão ajudar na formação e definição dos músculos. É importante frisar que antes de começar alguma dieta ou fazer suplementação, você deve procurar um profissional da saúde, médico e nutricionista, para lhe auxiliar no ganho de massa muscular de forma saudável.