Como emagrecer com Quinoa. Conheça seus benefícios e como inserir no cardápio

[ads1]A quinoa é uma semente bastante nutritiva e amplamente consumida nos países andinos, onde é cultivada. A quinoa apresenta um grande valor nutritivo, sendo rica em proteínas, fibras, ferro, cálcio e vitaminas.

Quando consumida de forma equilibrada e inteligente, a quinoa pode ser uma importante aliada no emagrecimento, além de ajudar no ganho de massa muscular pela sua carga proteica.

Sendo assim, vale apostar no consumo dessa semente. Continue lendo e conheça os seus benefícios e como usar na dieta.

A quinoa é rica em proteínas

A quinoa contém uma grande quantidade de aminoácidos em sua composição, essas substâncias são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, sendo responsáveis pela construção das proteínas.

Alguns aminoácidos são adquiridos somente por meio da alimentação e a quinoa apresenta todos esses aminoácidos essenciais em sua composição.

Em 100 gramas dessa semente é possível encontrar 12 gramas de proteínas. A quinoa é, portanto, uma ótima fonte proteica para recuperação muscular no pós-treino, uma vez que irá auxiliar na regeneração das microlesões provocadas pelo esforço físico.

A quinoa é uma boa fonte de ferro

Em 100 gramas de quinoa é possível encontrar 11 gramas de ferro. Por conta disso, a quinoa é considerada um dos grãos com melhores quantidades de ferro disponíveis.

O ferro é um mineral essencial no transporte de oxigênio para o corpo, e a sua deficiência no corpo causa anemia ferropriva e pode acarretar em sintomas que variam da sonolência até o desmaio, queda de cabelos e falta de ar.

É importante lembrar que o ferro de origem vegetal não é em absorvido com facilidade pelo corpo, sendo assim, vale combinar o consumo da quinoa com alguma fonte de vitamina C, como a laranja, para melhorar essa absorção.

Quinoa emagrece?

Por ser uma importante fonte de fibras para o corpo, a quinoa tem papel essencial no emagrecimento. Isto é, essa semente tem a capacidade de proporcionar maior saciedade para o corpo.

As fibras são transformadas em glicose de forma mais lenta e, por isso, mantém o corpo saciado por mais tempo.

Além disso, as fibras presentes na quinoa são importantes para regular o intestino, mantendo uma constante eliminação das fezes, proporcionando maior conforto intestinal e, consequentemente, deixando uma barriga mais sequinha.

Como adicionar a quinoa na alimentação para emagrecer?

A quinoa está disponível no mercado em formato de farinhas, sementes e também em grãos, e você pode usar todas.

Existem várias formas de usar a quinoa, uma delas é substituindo-a pelo arroz. Confira outras dicas:

  • Adicione duas colheres de sopa de quinoa na sua refeição por dia;
  • Na quinoa em formato de farinha você pode adicionar em sucos para potencializar os seus efeitos antioxidantes e aumentar seus valores proteicos;
  • Vale também combinar a quinoa com frutas ou adicionar em iogurtes;
  • Adicione a quinoa em saladas;
  • Cozinhe a quinoa com legumes para ter mais proteínas e minerais em sua refeição;
  • Você pode usar a farinha de quinoa para substituir a farinha de trigo em preparações como bolos, biscoitos ou tortas, com isso, você estará aumentando o valor proteico e nutricional da sua preparação.

[ads2]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *