Convênio Médico – Saiba como é feito o reajuste

Saiba como é feito o reajuste do seu Convênio Médico

Está precisando fazer um seguro saúde, mas está preocupado com o reajuste anual? Ao contratarmos este tipo de serviço é muito comum essa preocupação com o reajuste, até porque não sabemos mesmo como será o futuro

[ads1]

Para um seguro saúde essa questão é muito importante, a menos que você tenha dinheiro para jogar pela janela o que na realidade não acontece. Quando se fala de saúde é preciso ter um planejamento financeiro, para não ficar sem no momento em que mais precisar.

Para que você não tenha que passar por essa situação criamos este artigo para esclarecer algumas das principais dúvidas em relação ao reajuste anual dos convênios de saúde. De acordo com a lei vigente os reajustes podem acontecer obedecendo os contratos. Há três tipos de reajuste: Anual, Por Mudança de Faixa Etária e por Sinistralidade.[ads1]

Conheça os tipos reajustes praticados nos convênios de saúd

 Anual: O reajuste anual é uma atualização financeira realizada a cada 12 meses. Ele ocorre no aniversário do contrato com o objetivo de compensar os índices de inflação.

Mesmo havendo o reajuste anual as operadoras podem praticar aumentos mensalmente, porém é necessário que estas condições sejam pré estabelecidas em contrato. è muito mais comum que as operadoras fazerem a correção anual.

ambos os reajustes são aprovados pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), baseado na média reajustes dos contratos coletivos.

Por faixa etária: Esse tipo de ajuste financeiro acontece sempre que o beneficiários ou um dos seus dependentes mudar a faixa etária.

Geralmente as operadoras determinam um valor para cada faixa etária e se o segurado ultrapassar aquela faixa irá ter um reajuste, que pode acontecer de imediato ou aniversário do contrato.

Esse reajuste aplica -se nos planos mais recentes, contratados a partir das mudanças na lei de plano de saúde. Nos contratos mais esse tipo de aumento era proibido a menos que estivesse determinado nas cláusulas. Desta forma só poderia ser praticado se o beneficiário completasse 60.

Vale ressaltar que em contratos familiares esse reajuste é feito somente no valor pago pelo indivíduo que mudou a idade de mudança.

[ads1]

Aumento por sinistralidade: O aumento do valor por sinistralidade é aplicado em contratos de grandes grupos, ou seja, para empresas que têm muitos colaboradores que possui uma demanda alta de atendimentos obrigando as operadoras fazer o repasse dos custos para o contratante, que às vezes resulta num aumento para os funcionários também.

Os contratos individuais e familiares não é comum ter esse tipo de reajuste, mas isso não quer dizer que nunca vai acontecer, toda situação deve ser analisada antes da assinatura do contrato.

Dieta Dukan – emagreça 7 kg em 15 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *