Começar um novo negócio com pouco dinheiro e sem experiência é um desafio e tanto, mas não há muralha que não possa ser escalada.
Em meio à crise mundial que afeta claramente o Brasil, pessoas de todas as regiões do país se mostram preocupadas com a seguridade do seu emprego, especialmente quem trabalha em regime terceirizado.
Até mesmo quem não depende de emprego fixo, entre eles profissionais liberais, aposentados e pensionistas, também reclamam da crise e seus reflexos negativos. Mas como sobreviver à crise? Como começar um novo negócio do zero ou com pouco dinheiro?
Uma boa ideia de nada vale se não for colocada em prática.
Não se assuste com a quantidade de lojas fechando ou com placa de “passa-se este ponto”. Tenha em mente algumas regrinhas básicas de sobrevivência em uma sociedade capitalista, principalmente economicamente estagnada.
“Não há produtividade no ócio”. Se você é daqueles que quer mudar de vida, comprar um carro novo, reformar sua casa ou mesmo sair do aluguel e não tem coragem de lutar para isso, então você tem duas saídas, ou você muda, ou jamais conseguirá gerir algo, pois não consegue sequer gerir seu tempo e suas vontades.
Não fique desanimado com o fato de ter pouco dinheiro, apenas saiba administrar, o segredo é gastar menos do que se ganha. Evite tomar empréstimos, comprar no crediário, afinal você deve ao menos ter dinheiro para comprar obra prima para produzir e fazer propaganda do seu serviço ou produto. Lembre-se que grandes empreendedores como Silvio Santos e Bill Gates começaram do zero.
Não dê um “tiro no escuro”.
Conheça o mercado que deseja investir, concorrência, fornecedores, clientes, pontos positivos e negativos, para tanto, faça pesquisas de mercado. Existem empresas especializadas em pesquisa de mercado, mas estamos falando de pouco dinheiro, então vamos cortar gastos.
Usando o editor de texto Microsoft Word, faça um breve questionário com cerca de 10 perguntas, imprima diversas cópias (a impressão preta e branca custa cerca de R$0,50 centavos e as cópias R$0,10 centavos por folha).
No questionário deve conter perguntas do tipo: Qual o tipo de negócio que você acha que está faltando no bairro? Onde costuma comprar produtos que não encontra no bairro? Qual o beneficio que um (coloque o nome do seu negócio ou produto) poderia trazer para o bairro ou para você? O que chama mais sua atenção na hora de comprar um produto, o preço, a qualidade ou a forma de pagamento?
Estabeleça metas a curto e longo prazo.
Tente visualizar seu negócio no futuro. Como quer que seu negócio esteja daqui a 1 ou 5 anos? Será que ainda estará funcionando? Terá alcançado novos clientes? Quantos carros e funcionários pretende ter? E sua produção, está dentro do planejado ou ultrapassou o esperado?
É importante pensar positivo, mas também e fundamental ser realista. Crie metas, ponha suas ideias e objetivos no papel. Pense em quais são suas prioridades e pense em estratégias para alcançar os objetivos.
Crie uma marca única e inesquecível.
Busque inspiração nas campanhas das grandes empresas. Pense no que seus clientes gostariam de ouvir. Não adianta criar anúncios longos, pois a correria do dia-a-dia impede que as pessoas leiam ou mesmo visualizem vídeos longos. Às vezes uma simples imagem e poucas palavras valem mais que um texto com 1000 ou 2000 palavras.
Não restrinja sua publicidade a panfletos e anúncios de jornais, antes crie panfletos e cartões de visita online e use os mesmos para anúncios gratuitos na internet, e-mails e compartilhamentos em redes sociais.
https://www.youtube.com/watch?v=uRhWcEt2GwI
Não ofereça produtos e serviços, ofereça soluções!
Marcas e empresas que lideram o mercado se baseiam no principio de satisfação do cliente e isso vai desde o produto oferecido até a forma como ele é oferecido. Ofereça solução para os problemas e necessidades de seus clientes e não simplesmente um serviço que todos têm.
Tenha um diferencial nos seus serviços e produtos, faça a diferença no mercado. Vista algo para “ser notado em meio à multidão”.
O que está esperando para começar?
Não perca tempo pensando no seu futuro negócio ou em como seria se tivesse um. Comece a por em prática suas ideias, pois é um erro perder tempo imaginando excessivamente.
A todo momentos milhares de novos produtos são lançados, faça uma releitura de tais produtos e serviços. O mercado financeiro não espera o amanhã, ele funciona com o hoje, você investe hoje, trabalha hoje, lucra ou perde hoje. O hoje não é uma janela para o sucesso, mas antes é uma sucessão de portas para novas oportunidades, mas só abrimos essas portas se tivermos a chave, para tal criamos novas estratégias.
“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.” Sêneca