Sem Lula Bolsonaro e Marina lideram corrida eleitoral

 

Pesquisa Datafolha diz que o ex-presidente petista tem 30% das intenções de voto dos brasileiros.

Datafolha, divulgada no último domingo (10), revelou que Bolsonaro e Marina lideram a corrida eleitoral, contudo o cenário só é favorável aos pré-candidatos se o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva realmente não puder concorrer pelo fato de estar preso.

Lula aparece com 30% das intenções de voto dos brasileiros no pleito de 2018, mas se ficar fora da disputa o candidato do PSL Jair Bolsonaro surge com 19% e Marina Silva (REDE) com 17% das intenções.

A nova pesquisa mostrou que a opinião dos brasileiros não tem mudado muito, pois os números estão bem próximos aos divulgados há dois meses. Além do empate técnico entre Bolsonaro e Marina que se repetiu, o que também não mudou foi a situação de ex-governador Geraldo Alckmin.

Alckmin tem apenas 6% das intenções de voto num cenário com o ex-presidente petista e 7% sem Lula. Já Ciro Gomes está melhor ficando com o terceiro lugar caso Lula não concorra. Ciro subiu 2 pontos percentuais na intenção de votos, comparado com o mesmo cenário da pesquisa anteriormente divulgada.

A pesquisa também montou alguns cenários caso as eleições presidenciais vá para o segundo turno. Nesta situação se Lula pudesse concorrer ele venceria todos os outros candidatos e alcançaria 49% das intenções contra Alckmin com 27% e Bolsonaro com 32%.  Também venceria com 46% de Marina Silva que teria 31%.

Mas se Lula não for para segundo turno ou não concorrer os números seriam: Alckmin e Bolsonaro com 33% na disputa contra Ciro Gomes, porém perderiam para Marina que chegou a 42% contra 32% de Bolsonaro. Contudo a pré-candidata da REDE está melhor posicionada quando a disputa é contra Ciro Gomes, venceria com 41% a 29% e com Alckmin 42% a 27%.

De acordo com a pesquisa mesmo que a preferência da população seja bastante clara,  muita coisa pode mudar até as eleições.