Corrida emagrece? Conheça os seus benefícios para a saúde

A corrida é um ótimo exercício aeróbico e, como tal, promove um grande gasto calórico, consequentemente atuando no emagrecimento saudável. Os exercícios aeróbicos são aqueles que usam oxigênio no fornecimento de energia, por isso aumenta a frequência cardiorrespiratória.

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A atividade física aeróbica, como a corrida promove inúmeros benefícios para o corpo e para a mente, inclusive a aceleração do metabolismo, sendo muito interessante para quem quer emagrecer. Conheça, então, os benefícios da corrida para a saúde:

A corrida emagrece

Durante o exercício o corpo requer uma grande quantidade de energia que será fornecida pelo tecido adiposo, ou seja, a gordura que se encontra acumulada nas pernas, braços, glúteos e barriga serão queimados para manter o corpo se movimentando.

Dessa forma, a corrida emagrece quebrando as moléculas de gordura. Além disso, a corrida promove aceleração do metabolismo, ou seja, o corpo passa a produzir e quebrar as substâncias de forma mais rápida.

A corrida melhora o condicionamento físico

Uma das principais características da corrida é sua atuação no melhoramento do desempenho de outras atividades, como a musculação. A corrida prepara os músculos e tendões para exercícios que requerem maior resistência física. Sendo assim, a corrida é uma opção para melhorar sua performance.

A corrida aumenta a massa magra

Durante a corrida inúmeros grupos musculares são trabalhados, principalmente os músculos dos membros inferiores, como a coxa, glúteos, quadríceps e panturrilha. Além disso, a corrida ajuda a definir o abdômen, uma vez que promove grande trabalho nessa área corpo. O diafragma é outro músculo beneficiado pela corrida, o que promove melhora no controle da respiração.

A corrida promove bem-estar e melhora os sintomas da depressão

Esse exercício físico estimula a liberação de endorfina, neurotransmissor que está ligado ao controle das sensações de prazer, alegria e bem-estar. Sendo assim, a corrida apresenta não somente benefícios para o corpo, como também para a mente.

Por isso, é bastante recomendado que pessoas que sofrem com depressão ou ansiedade pratique esse exercício pelo menos 30 minutos por dia.

A corrida ajuda na memória

O exercício aeróbico promove uma aceleração da circulação no corpo, com isso, a quantidade de suprimento sanguíneo no cérebro aumenta, o que se torna bastante benéfico para as células cerebrais, uma vez que há uma maior regeneração celular e aumento das sinapses cerebrais. Sendo assim, a corrida melhora a memória e previne doenças como o mal de Alzheimer.

A corrida previne e combate a aterosclerose

A aterosclerose é uma doença associada à má alimentação, e se caracteriza pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Durante a corrida o grande volume de sangue circulante impede a aderência dessas placas de gorduras, prevenindo e combatendo a aterosclerose.

A corrida melhora a qualidade do sono

Já sabemos que a corrida requer um grande gasto calórico e, por isso, promoverá um alto desgaste físico, o que deixará sua noite muito mais bem dormida. Sendo assim, esse exercício se torna bastante recomendado para pessoas que sofrem com problemas para dormir, como a insônia.

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