Alimentos ricos em ferro

Alimentos como carne vermelha, fígado, ovos, couve e brócolis são ótimas fontes de ferro para o organismo. O consumo diário desses alimentos é fundamental para curar a anemia ferropriva, que é aquela causada por deficiência de ferro no sangue.

O ferro é essencial em todas as fases da vida, mas as crianças, gestantes e idosos se encontram em um grupo em que a atenção para o consumo desse mineral é realmente alta. Esses grupos se encontram ou em um estágio de altíssimo anabolismo (as crianças e as gestantes, pois estão em constante processo de síntese de substâncias para o corpo) ou catabolismo (idosos, pois as células perdem cada vez mais sua capacidade de síntese e passam a sofrer “quebras”, além de morte celular)

Tabela de alimentos ricos em ferro

Na seguinte tabela você pode conferir os alimentos ricos em ferro de origem animal e vegetal:

Alimento ricos em ferro de origem animalFerro por 100 g
Fígado10,6 mg
Gema do ovo de galinha5,87 mg
Vitela3,6 mg
Cordeiro2,2 mg
Alimentos ricos em ferro de origem vegetalFerro por 100 g
Feijão branco11,9 mg
Feijão-preto8,6 mg
Agrião2,6 mg
Beterraba crua2,5 mg
Lentilha cozida2,44 mg
Ervilha cozida1,9 mg

Os alimentos ricos em ferro de origem animal apresentam uma absorção entre 20 a 30% do ferro ingerido, enquanto os de origem vegetal é de apenas 5%. Dessa forma é interessante combinar os alimentos de origem vegetal com uma fonte de vitamina C, pois esta potencializará a absorção deste ferro no organismo. Exemplo: você pode comer feijão, arroz e salada, para melhorar a absorção do ferro que você ingeriu, coma uma laranja, tangerina, suco de acerola ou qualquer fonte de vitamina C.

Causas e consequências da anemia

A anemia ferropriva é causada por perda de ferro, que pode estar relacionada à sangramentos, como: alto fluxo menstrual, problemas intestinais, ou algum parasita no corpo.

A pessoa com anemia sofre com cansaço, sono durante o dia e perda de apetite. Isso ocorre porque o ferro é um mineral estrutural da hemoglobina, elemento presente nas hemácias e responsáveis por levar oxigênio para todo o corpo, a carência de ferro compromete essa função e o organismo passa a economizar a energia do corpo para realizar as funções vitais, deixando a pessoa “preguiçosa”.

Dicas para quem sofre de anemia:

Suco de laranja e couve: em um copo de 200 mL de suco de laranja adicione 1 folha de couve e bata no liquidificador. Tome todos os dias durante 30 dias.

Evite cálcio: o cálcio é um inibidor natural da absorção de ferro, então evite esses alimentos nas principais refeições: leite, iogurte ou queijo.

Cozinhe em panela de ferro: essa dica é usada para cozinhar alimentos pobres em ferro, como o arroz.

Evite alimentos ricos em fibras: os alimentos integrais e os cereais, por exemplo, são uma grande fonte de fibras e essas substâncias inibem a absorção de ferro.

Evite vinhos, doces e chás. Esses alimentos contêm polifenois e filatos que dificultam a absorção do ferro.

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