Alimentos ricos em ferro

Alimentos como carne vermelha, fígado, ovos, couve e brócolis são ótimas fontes de ferro para o organismo. O consumo diário desses alimentos é fundamental para curar a anemia ferropriva, que é aquela causada por deficiência de ferro no sangue.

O ferro é essencial em todas as fases da vida, mas as crianças, gestantes e idosos se encontram em um grupo em que a atenção para o consumo desse mineral é realmente alta. Esses grupos se encontram ou em um estágio de altíssimo anabolismo (as crianças e as gestantes, pois estão em constante processo de síntese de substâncias para o corpo) ou catabolismo (idosos, pois as células perdem cada vez mais sua capacidade de síntese e passam a sofrer “quebras”, além de morte celular)

Tabela de alimentos ricos em ferro

Na seguinte tabela você pode conferir os alimentos ricos em ferro de origem animal e vegetal:

Alimento ricos em ferro de origem animal Ferro por 100 g
Fígado 10,6 mg
Gema do ovo de galinha 5,87 mg
Vitela 3,6 mg
Cordeiro 2,2 mg
Alimentos ricos em ferro de origem vegetal Ferro por 100 g
Feijão branco 11,9 mg
Feijão-preto 8,6 mg
Agrião 2,6 mg
Beterraba crua 2,5 mg
Lentilha cozida 2,44 mg
Ervilha cozida 1,9 mg

Os alimentos ricos em ferro de origem animal apresentam uma absorção entre 20 a 30% do ferro ingerido, enquanto os de origem vegetal é de apenas 5%. Dessa forma é interessante combinar os alimentos de origem vegetal com uma fonte de vitamina C, pois esta potencializará a absorção deste ferro no organismo. Exemplo: você pode comer feijão, arroz e salada, para melhorar a absorção do ferro que você ingeriu, coma uma laranja, tangerina, suco de acerola ou qualquer fonte de vitamina C.

Causas e consequências da anemia

A anemia ferropriva é causada por perda de ferro, que pode estar relacionada à sangramentos, como: alto fluxo menstrual, problemas intestinais, ou algum parasita no corpo.

A pessoa com anemia sofre com cansaço, sono durante o dia e perda de apetite. Isso ocorre porque o ferro é um mineral estrutural da hemoglobina, elemento presente nas hemácias e responsáveis por levar oxigênio para todo o corpo, a carência de ferro compromete essa função e o organismo passa a economizar a energia do corpo para realizar as funções vitais, deixando a pessoa “preguiçosa”.

Dicas para quem sofre de anemia:

Suco de laranja e couve: em um copo de 200 mL de suco de laranja adicione 1 folha de couve e bata no liquidificador. Tome todos os dias durante 30 dias.

Evite cálcio: o cálcio é um inibidor natural da absorção de ferro, então evite esses alimentos nas principais refeições: leite, iogurte ou queijo.

Cozinhe em panela de ferro: essa dica é usada para cozinhar alimentos pobres em ferro, como o arroz.

Evite alimentos ricos em fibras: os alimentos integrais e os cereais, por exemplo, são uma grande fonte de fibras e essas substâncias inibem a absorção de ferro.

Evite vinhos, doces e chás. Esses alimentos contêm polifenois e filatos que dificultam a absorção do ferro.

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