9 passos para se tornar um ótimo freelancer

9 passos para se tornar um ótimo freelancer

Trabalhar em horário e local escolhido sem ter uma pessoa constantemente te pressionando e se sentir-se livre para exercer suas atividades, é algo que te atrai? E se além de tudo isso, você ainda conseguisse ser financeiramente bem recompensado por tudo o que faz, já imaginou como ?seria?

Se isso alguma vez passou por sua cabeça este artigo é pra você, que sonha em se tornar um freelancer de sucesso e conseguir manter um padrão de vida legal. Hoje eu vou te mostrar 9 passos para se tornar um freelancer de sucesso, mas antes quero te contar como essa isso resolveu meus problemas.[ads2]

Eu já havia feito minha graduação e estava começando minha carreira, quando engravidei e tive que parar tudo para cuidar do meu bebê. Naquele momento eu achava que ser mãe e dona de casa era mais importante.

O tempo foi passando, outros filhos vieram e a situação financeira foi ficando cada vez mais difícil, para piorar meu esposo que tinha uma micro empresa, acabou perdendo muitos clientes e teve que fechar o negócio. Resumindo nosso padrão de vida foi a zero e ainda tínhamos 3 crianças para sustentar, fora o aluguel e todas as outras despesas de um lar.

A vida já não estava fácil, mas eu engravidei novamente, agora seria 4 crianças. Eu estava numa situação lamentável, quando uma amiga me falou sobre o trabalho freelancer, achei uma ótima ideia, já que as empresas dificilmente oferecem emprego para uma mãe de 4 filhos. Parece que não, mas existe muito preconceito quanto a isso.

Sou formada em jornalismo e achei que fazer algo nesse sentido seria uma boa. Depois dessa dica eu comecei a me interessar e estudar sobre o assunto, iniciei minha carreira de freelancer há dois anos e hoje é com ela que sustento minha família, já que meu esposo está desempregado (coisas da crise).[ads2]

No início eu tive muitas dificuldades porque não conhecia os 9 passos para se tornar um freelancer de sucesso, sem falar que eu precisava de um retorno rápido. Por isso eu vou compartilhar com você esses 9 passos para tornar um freelancer de sucesso e tenho certeza que eles vão garantir uma boa renda no fim do mês.

Então anote tudinho e não perca tempo!!!

1 Passo: Faça o que gosta

O sucesso vem daquilo que gostamos de fazer, se você escolheu trabalhar como freelancer , não adianta escolher algo que seja rentável, mas que não te dá prazer ao fazê-lo.

Você precisa ter em mente que a atividade que você escolher vai exercer com muita frequência, e se for algo que você não gosta, dificilmente conseguirá manter a carreira.

2 Passo: Conheça bem o seu negócio

Estudar sobre a sua atividade é um dos caminhos para o sucesso. Se você quer se manter na carreira de freelancer, é preciso estudar todas as tendências, o que o mercado está exigindo, as novidades etc. Não dá pra ser um freelancer ‘meia boca’ porque não funciona e pior não rende dinheiro.

3 Passo: Escolha um ambiente tranquilo

A maioria dos freelancer trabalham em suas casas e se você também pretende fazer isso é preciso escolher muito bem o ambiente e torná-lo o mais profissional possível.

Monte sua estrutura e caracterize o local como se fosse uma mini empresa dentro da sua casa. Vale a pena decorar. Você deve ter a sensação de que saiu de casa e foi para o trabalho.

4 Passo: Determine suas metas

O planejamento é um importante passo para se tonar um freelancer de sucesso. Tenha suas metas definidas e trabalhe em função de alcançá-las.

Quando se trabalha sozinho é preciso objetivar algo. Uma ideia é quanto tenho que ganhar esse mês? A partir daí comece a correr atrás.

5 Passo: Cuide da produtividade

Depois que você estabelecer suas metas terá uma ideia de quanto consegue produzir sem se tornar cansativo e rotineiro, mas cuidar da produtividade é essencial para manter seus ganhos e investir no seu negócio próprio.

Saber a quantidade ideal de serviços que você deve prestar e mantê-la é uma das chaves para o sucesso.

6 Passo: Como se fosse a primeira vez[ads2]

É perfeitamente normal que um dia ou outro você não esteja disposto a trabalhar e esse estado pode interferir na qualidade do serviço. A dica aqui procure se motivar todos os dias como se fosse a primeira vez.

O freelancer deve buscar sempre superar suas qualidades e não deixar tudo despencar. O desanimo a, a preguiça e principalmente a desmotivação não podem fazer parte da sua rotina.

7 Passo: Organização e disciplina

Organize sua rotina de trabalho para evitar falhas graves. Uma erro ou outro é bastante comum acontecer, porém erros graves podem arruinar sua carreira. Portanto organizar as coisas e ter disciplina farão de você um freelancer de sucesso.

Tenha horários e respeite-os. Siga seu cronograma, organize sua agenda e lembre-se você é a cabeça do negócio, e as pernas e braços também, então nada de deixar para depois o que pode fazer hoje e nem enrolar.

8 Passo: Busque parcerias

As parcerias ajudam muito para que você consiga clientes. No início será um pouco mais complicado conseguir parceiros, mas a medida em que você vai se envolvendo com outros profissionais do mesmo ramo de atividade as parcerias vão surgindo e seu sucesso vai aumentando.

9 Passo: Divulgue seu trabalho

Somente trabalhar e exercer sua atividade não garante o sucesso, é preciso que as pessoas saibam o que você faz e como faz. A melhor maneira de levar essa informação aos seus possíveis e futuros clientes e divulgando.

Hoje a internet é um excelente meio de divulgação, principalmente nas redes sociais, mas é preciso encaixar bem as formas de divulgação, pois seu negócio deve aparecer onde seus clientes estão. Pense bem nisso para não gastar com propagandas erradas.

Bem agora que você já conhece esses 9 passos para se tornar um freelancer de sucesso. Por que não iniciar agora mesmo? O que você está esperando?[ads1]