8 verdades que nunca contaram a você sobre emagrecimento

8 verdades que nunca contaram a você sobre emagrecimento

Perder peso de forma rápida é o desejo de muitas pessoas. O fato é que aquelas gordurinhas a mais além de incomodar, esteticamente, ainda pode prejudicar sua saúde.

Estudos indicam que para perder 1 quilo de gordura é preciso eliminar 7700 calorias, isso significa que o número de calorias ingeridas deve ser menor que o de calorias perdidas. Sabendo disso as dietas se tornam-se mais fáceis de serem seguidas.[ads1]

Existe diversas maneiras de perder peso, mas o ideal é que você procure uma dieta que não gere tantos sacrifícios, assim conseguirá mantê-la até o final.

Vamos listar algumas verdades para te ajudar a conquistar as medidas perfeitas, além de evitar que você caia em mitos sobre emagrecimento.

 

1- Comer bastante ajuda emagrecer

Quando falamos que comer bastante emagrece, parece uma brincadeira, mas é isso mesmo. Ao iniciar uma dieta onde o objetivo é perder peso nossa primeira atitude é reduzir a alimentação, o que não está errado, mas será que seu organismo está entendo a mensagem que você está mandando para ele?

Às vezes é preciso exagerar, ou seja, encher o prato para que o metabolismo entenda que precisa trabalhar. A perda de peso está associada com a aceleração do metabolismo.

No começo de toda dieta notamos que perdemos uma quantidade maior de peso e depois vai reduzindo, mesmo que seja em gramas. O que acontece é que nosso metabolismo já se acostumou a gastar energia necessária para quantidade de comida que comemos.

Agora quando “saímos da linha”, pelo menos um dia por semana, o metabolismo é obrigado a gastar mais energia para queimar uma esse ganho maior de calorias que foram consumidas, com isso ele trabalha com maior potência [ads1]favorecendo uma perda de peso maior.

2- Beber durante as refeições não engorda

É comum ouvir dizer que não devemos beber durante as refeições. Esse hábito, praticado por muitas pessoas, tem levantado muitos debates a respeito de fazer ou não fazer.

Engana-se quem acredita que se beber água, ou um suco em meio as garfadas poderá ganhar mais peso. A verdade é que quando ingerimos líquido ele provoca a dilatação do estomago e isso pode prejudicar a digestão.

Se tornamos isso um hábito o estomago fica mais elástico, o que diminui a sensação de saciedade. Em consequência ingerimos mais alimento e é aí que está o problema.

Procure beber cerca de 20 minutos antes ou 30 minutos depois das refeições, esse tempo permitirá ao organismo digerir parte ou todo do alimento do que já tenhamos consumido.

3- Água morna com limão não emagrece

Em muitos sites e revistas mostram o poder do limão para perder peso, isso não passa de um mito que vai circulando nas redes e toma grandes proporções.

O que realmente acontece é que o limão possui uma ação adstringente que estimula o funcionamento gastrointestinal, isso faz o organismo eliminar as toxinas do intestino. Por outro lado a água morna atua diminuindo a sensação de estufamento.

Esses indícios são bastantes positivos para a perda de peso, porém cientificamente não há nenhuma prova de que essa junção resulte no emagrecimento.

4-Suco verde não emagrece

Este suco, que mistura verduras, legumes e frutas na receita, tem sido bastante solicitado por pessoas que querem perder peso, porém ele não faz milagre.

O suco funciona como um auxiliar no processo de emagrecimento, isto é, se você já vem fazendo uma reeducação alimentar, está em dia com sua dieta e ainda pratica atividades físicas regularmente, este será seu grande aliado no processo de emagrecimento.

5- Farinha de banana verde

Embora ainda não esteja cientificamente provado, a farinha de banana verde, substância obtida da casca e da fruta antes do amadurecimento, pode ser importante para auxiliar no tratamento de redução de peso.

O produto é rico em um amido que oferece tanta resistência quanto as fibras, quando se fala em saciedade, além de produzir outros efeitos benéficos para saúde humana.  A farinha de banana verde pode fazer até mesmo parte de um programa nutricional alimentar.

6- Posso comer frutas a vontade: verdade ou mentira?

Para não haver comprometimento na sua dieta o ideal serial consumir no máximo 5 frutas por dia, isso porque as mesmas são ricas em frutose que nada mais é que um tipo de carboidrato.

Se você comer somente frutas com certeza irá perder peso, pois esses alimentos além de serem frescos, não contém gorduras, sal e conservantes, ou seja você estará trocando uma alimentação mais calorosa por uma mais saudável.

A ideia parece bem agradável, já que as frutas são muito bem aceitas e tem opções para todos os gostos, mas é preciso tomar cuidado, pois algumas delas como o abacate, a manga, e a banana são bastantes calóricas se forem consumidas em grandes porções.

7- Comer alimentos integrais faz perder peso?

Comer apenas alimentos integrais não vai fazer você perder peso, esses alimentos são indicados nos programas de alimentação nutricional por serem mais saudáveis.

A partir do momento em que mudamos nossos hábitos alimentares vamos colhendo benefícios para saúde do corpo.

Os integrais possuem mais minerais, mas tem tantas calorias quanto alimentos normais, porém são ricos em fibras e que produz efeito de saciedade, e é isso que faz comermos menos.

8- Shakes

Substituir as refeições por um shake industrializado não é a melhor opção para emagrecer. Isso porque estes produtos estão cheio de substâncias químicas que podem não ter todos os nutrientes necessário para compor uma dieta.

Neste caso a melhor opção é uma programa de reeducação alimentar que além de reduzir medidas trará outros benefícios para sua saúde.

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