5 passos importantes para garantir o bem-estar de sua equipe


Descubra como a aplicação de medidas simples podem colaborar para o bem-estar no dia a dia de trabalho

Nos últimos anos, muitas empresas têm observado a importância de investir seus esforços para que seus funcionários se sintam cada vez mais motivados. Isto porque pessoas felizes e satisfeitas com seu ambiente de trabalho tendem a realizar suas tarefas com maior assertividade, foco e compromisso.

Criar um ambiente que promova uma maior qualidade de vida aos funcionários pode gerar consequências inclusive uma maior retenção de talentos.

Inúmeros fatores influenciam para uma garantia deste ambiente e cabe à empresa adotar um ambiente que seja seguro físico e emocionalmente aos seus colaboradores.

Os benefícios são diversos e abrangentes. De bom relacionamento da equipe e estímulo a criatividade a melhora do desempenho, engajamento, participação e lucros.

Neste post, separamos 5 passos importantes que te ajudarão a implementar medidas eficazes que melhorarão a imagem de sua empresa, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Prezar pelo bem-estar da equipe já faz parte dos valores sociais e culturais de marcas e companhias renomadas no mercado, sendo palpável a diferença de atuação dos funcionários antes e depois da implementação. Acompanhe a seguir:

  1. Comunicação interna
    As estratégias de comunicação interna de uma empresa precisam passar por informações relevantes para o dia a dia e reconhecimento de colaboradores, além de servir como um canal aberto de diálogo que facilita o compartilhamento de ideias e conhecimento.

Quanto maior é a sensação de reconhecimento, de respeito e de que está realmente sendo ouvido ouvido pela equipe gestora, maior é a importância dada ao trabalho pelos funcionários.

O reconhecimento de peças chave da equipe é uma parte importante da comunicação interna, agindo como um motivador e estimulador da autoestima dos funcionários. Prezar por criar um canal aberto de comunicação traz um retorno significativo no que diz respeito à feedbacks (tanto dos gestores quanto dos funcionários) e a melhora do ambiente corporativo.

  1. Ergonomia no ambiente de trabalho
    As chamadas medidas de ergonomia no ambiente de trabalho são aquelas mudanças na infraestrutura da empresa que buscam a melhora da saúde física e mental dos seus funcionários.

Elaborar parâmetros parâmetros como uma boa iluminação e necessidades, cadeiras ergonômicas, sala de descompressão e mesas que possuem uma altura correta são essenciais para a saúde física dos colaboradores, por exemplo.

Outras medidas podem ser colocadas em prática com o foco na saúde mental e emocional também. Organizar happy hours, festas temáticas, premiações para bons resultados, cafés da manhã e outras providências que aproveitar ao alcance das possibilidades da empresa também podem ser incorporadas no cotidiano da empresa. O importante é garantir um ambiente leve e com saúde saudável.

  1. Treinamentos profissionalizantes
    Realizar palestras, workshops, webinars e prática que têm como foco o aprimoramento e o treinamento dos colaboradores aumentam, além do engajamento, como possibilidades de uma atuação mais profissionalizada e assertiva.

Este tipo de ação traz grandes benefícios não só ao funcionário, mas para toda a empresa e sua rotina de trabalho. Com isso, as pessoas sentem incentivadas a crescer profissionalmente e entusiasmadas a darem seu máximo nas suas funções.

Invista, também, em treinamentos que busquem aperfeiçoar a inteligência emocional, entendre como funciona o psicológico de cada um e assimilar melhor as relações interpessoais existentes na empresa.

O bem-estar do funcionário passa por diversas pequenas ações do dia a dia que ao serem colocadas em prática fazem uma grande diferença na entrega de resultados.

  1. Preste atenção nos níveis de estresse
    O estresse é uma das primeiras características a serem notadas quando há distúrbios de relacionamento ou quando a empresa está pensando em garantir um espaço saudável e estimulante aos seus funcionários.

É crescente o número de pessoas com Síndrome de Burnout, por exemplo, quando um exaustão físico e mental está relacionado a um estresse crônico. Muitas vezes esta condição está relacionada ao ambiente de trabalho.

Ao implementar todos os passos desta lista, é muito provável que os níveis de estresse da equipe já sejam reduzidos sensivelmente. Contudo, é importante ter uma atenção especial ao tema e fazer com que os colaboradores se sintam livres para comunicar problemas e desentendimentos aos seus gestores. Procure instaurar pausas entre os turnos, colaboração tranquila entre as equipes e momentos de descontração durante o dia.

  1. Organização do espaço
    Não é incomum reclamações relacionadas à bagunça e organização do espaço físico de uma empresa tanto por parte dos funcionários quanto por parte dos gestores.

Incentivar a manutenção de um espaço limpo, arejado, organizado e com bom espaço de circulação pode interferir diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido. Um ambiente bagunçado e cheio de materiais em desuso confunde os funcionários e prejudica a funcionalidade.

Hoje a Self Storage em Belo Horizonte, por exemplo, é uma empresa que oferece soluções de espaço e organização. Com caixas de diversos tamanhos e independentes um do outro, considerar investir na qualidade, confiabilidade e praticidade para guardar materiais e documentos em desuso da sua empresa, liberando espaço e incentivando a organização de seu ambiente de trabalho.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *