5 Alimentos saudáveis para incluir na sua dieta

Em meio a tantas opções de alimentos ficamos, por vezes, sem saber o que incluir na dieta. Por isso, vamos dar dicas de alguns alimentos saborosos e saudáveis que você poderá combinar com vários outros e ter uma refeição adequada.

  • Cereaistipos-de-cereais

Cereais são alimentos ricos em fibras que promovem saciedade e ajudam no trânsito intestinal. Além disso, as fibras têm grande participação na diminuição dos níveis de colesterol, triglicerídeos e, até mesmo, ajuda a combater a diabetes. São alimentos ricos em fibras: chia, linhaça, aveia, granola, cevada em grãos e muitos outros. Estes cereais são excelentes para incluir no café da manhã e no lanche da tarde, pois promovem saciedade até a próxima refeição.

  • Alimentos integrais

Alimentos integrais são minimamente processados, o que conserva vitaminas e minerais em sua composição. Além disso possuem fibras que, como discutidos anteriormente, ajuda a diminuir níveis de glicose e colesterol do sangue, além de ajudar no funcionamento intestinal e aumentar a saciedade. Recomenda-se substituir os alimentos como pão, arroz, macarrão e biscoito por sua forma integral, para conservar seus nutrientes e fibras.

  • Canela

A canela é um termogênico natural, ou seja, aumenta a temperatura corporal, possibilitando maior gasto energético. Além disso, a canela tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacteriana. O café, chá verde, cravo e pimenta são outros exemplos de termogênicos naturais que podem te ajudar a queimar mais calorias e, consequentemente, perder peso naturalmente.

  • Berinjela

A berinjela é uma excelente opção de diurético natural. Os diuréticos são utilizados para tratar, principalmente, a retenção de líquidos, além de doenças, como a hipertensão e cálculos renais. Existem, no mercado, diversas opções de medicamentos diuréticos, entretanto os naturais são a melhor opção por não provocarem efeitos adversos. A Berinjela pode ser usada preparando-a como um suco. A fruta deve ser cortada em fatias com a casca e fervida para retirar seus nutrientes, deixe a água esfriar e coloque-a para resfriar na geladeira. Após o preparo basta tomar 2 copos do suco por dia.

Esse suco diurético promoverá uma limpeza no seu organismo, eliminando líquidos retidos em organismo, consequentemente diminuição de sua circunferência. Muitos outros diuréticos naturais estão presentes em sua cozinha, como a melancia, o pepino, a cenoura, o aspargo, as uvas e outros. Basta ter criatividade e combiná-los da melhor forma para uma alimentação saudável.

  • Azeite de oliva

O azeite de oliva é extraído de azeitonas e é uma ótima opção para substituição do óleo de cozinha. Possui ômega-3 em sua composição que oferece considerável diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL). Além disso, têm propriedades antioxidantes pela alta concentração de vitamina A e E, ou seja, deixa o organismo livre de radicais livres, prevenindo o câncer. Além disso, o azeite de oliva pode ser usado para o crescimento do cabelo e melhora na aparência da pele.

Esses são exemplos de alguns alimentos que você deve incluir em sua rotina de alimentação. Vale lembrar que um só alimento não o deixará mais magro, mas sim uma série de fatores que influenciará no metabolismo do seu corpo, por isso se alimente bem e pratique exercícios.

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