INSS Libera Primeira parcela do 13º salário pata Aposentados e pensionistas

Primeira parcela do 13º salário já está disponível para aposentados e pensionistas do INSS

Beneficiários do INSS começaram a receber a primeira parcela do 13º salário na última sexta-feira (25/08). O abono anual foi antecipado pelo 11º ano consecutivo, o que vai favorecer cerca de 29 milhões de aposentados e pensionistas, segundo a previdência social. [ads1]

O pagamento será feito de acordo com o calendário mensal de recebimento de cada um. Para a maioria, o valor cairá junto com o benefício referente ao mês de agosto. Mas alguns receberão em setembro.

No site do Ministério da Previdência Social, é possível verificar os nomes daqueles que receberão parte do 13º salário em agosto. Basta acessar a página e fazer login para checar.

Injeção de R$20 bilhões na economia

O pagamento da primeira parcela do 13º salário acontece de acordo com decreto presidencial publicado em julho no Diário Oficial da União. E, conforme balanço prévio, essa liberação ajudará a injetar mais de R$19,9 bilhões na economia brasileira.

Entre o fim de agosto e setembro, os aposentados e pensionistas terão esse reforço extra nas finanças pessoais. É o que apontam os dados do Ministério da Previdência Social.

Os beneficiários começaram a ser pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) àqueles ganham um salário mínimo e têm número de inscrição terminado em 1.  Nesse caso, o depósito foi feito na última sexta-feira (25/08)

Os demais, com valor de benefício superior, passam a ter parte do abono anual a partir de 1º de setembro.  A antecipação do 13º salário ajuda a reduzir o impacto do pagamento para os cofres públicos e vem acontecendo há 11 anos.

Cronograma de liberação está no site[ads1]

No site do Ministério da Previdência, além de poderem consultar o cronograma de liberação de pagamento do 13º salário, os aposentados e pensionistas também podem verificar outros dados.

Essa primeira parcela do benefício será paga sem nenhum desconto. O Imposto de Renda, por exemplo, será debitado apenas na segunda parcela do 13º salário, da mesma forma que nos anos anteriores.

Essa antecipação para o mês de agosto vem acontecendo desde 2006. A única mudança nesse calendário foi em 2015, quando o pagamento da primeira parte do abono anual foi adiado para setembro por causa da crise econômica.

Liberação de PIS/PASEP para contas inativas

Outra medida anunciada na última semana foi a autorização de saque nas contas inativas do PIS/PASEP. Com isso, homem com mais de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos terão direito a retirar o benefício.

A mudança beneficia milhares de pessoas, que antes só tinham direito depois de certa idade. Juntamente com a notícia do pagamento da primeira parcela do 13º salário, muita gente já poderá contar com dinheiro extra esse mês.[ads2]

Fonte: Portal IG

Deixe uma resposta