10 plantas que podem melhorar sua saúde

10 plantas que podem melhorar sua saúde

Conhecida como medicina popular, algumas plantas desenvolvem um papel importante para o nosso bem estar e claro para nossa saúde. Esses remédios naturais vêm se desenvolvendo bastante nas últimas décadas e são agora objeto de estudos de muitos pesquisadores.

O fato de sair da terra e ir para os laboratórios, tem dado muito mais credibilidade às plantas medicinais que passaram a ser aliadas nos tratamentos de diversas doenças. A prova disso é que você com certeza já deve ter ouvido alguém ‘receitar’ um chá que trás resultados para uma doença, seja ela mais grave ou um mal estar leve. [ads2]

Para que você saiba os benefícios das ervas nós selecionamos algumas delas e acredite tem plantas até capazes de combater a obesidade. Não deixe de conferir as dicas que preparamos pra tirar suas dúvidas.

  1. Flor do cone: também chamada de rudbéquia ou púrpura, a planta é bastante eficaz no tratamento de doenças respiratórias como gripes e resfriados. Além desse benefício ela pode auxiliar no tratamento de infecções e também combate as inflamações.

Ela é comercializada em saches que podem ser comprados até mesmo nos supermercados. Contra-indicação: Não é indicado para pessoas que tem alergia aos vegetais da família asteraceae, portadores de HIV, tuberculose, esclerose múltipla e de colagenose.

2- Angélica: Embora seja pouco conhecida essa planta é facilmente oferecida pela natureza, ela possui aroma agradável e pode ser usada para deixar o ambiente com um cheirinho bem gostoso. Suas propriedades medicinais ajudam a combater o desconforto digestivo, cólicas e câimbras, mas por ser ainda desconhecida da população em geral ainda está em estudo para descobrir sobre a eficácia de suas propriedades. Contra-indicação: É preciso tomar alguns cuidados antes de ingeri-la, principalmente com o excesso.[ads2]

3Louro: As folhinhas verdes, geralmente ressecadas, são muitos conhecidas na culinária brasileira, tem um aroma específico e torna os pratos bem mais saborosos, mas não é só na cozinha que ele faz bem. Suas propriedades auxiliam no tratamento de reumatismo, é um antiinflamatório, estimulantes e expectorantes.

O louro também apresenta muitos nutrientes como cálcio, o fósforo, magnésio, ácido fólico e ainda muito outro que fazem bem ao organismo humano. Contra-indicação: Gestante e mulheres que amamentam não pode tomar o chá de louro. O uso em excesso provoca sonolência.

4-Azedinha: É o nome popular desta planta que tem formato de um trevo e por isso também é chamada de trevinho, mas seu nome científico é rumex acetosellai. Seu consumo pode ser bom pra inflamações dos rins e ainda pode ser um importante auxiliar no tratamento do câncer, além de reduzir a pressão arterial.

Possui substância oxidante que permite o controle e equilíbrio das funções do organismo. É indicada aos pacientes que sofrem com diabetes do tipo 2, mais comum em idosos. Contra-Indicação: Não pode ser consumidas por gestantes, lactantes, pessoas com pedra nos rins e reumatismo.

5-Manjerona: A manjerona tem muitas propriedades medicinais, além de ser também utilizada na culinária. Ela é parecida com o orégano e pode ser acrescentada em pratos para auxiliar no tempero. Para saúde tem ação anti-espasmódica, expectorante, cicatrizante, antiviral, analgésica, antisséptica, bactericida, entre outras.

É indicada no tratamento de má digestão, herpes genital, cólicas, tosse, bronquite e outras enfermidades. Contra- indicação: Não deve ser consumida por gestantes, lactantes e pode causar dores de cabeça caso seja ingerida em excesso.

6- Almeirão: Normalmente usado em saladas e também refogado o almeirão é um excelente alimento rico em fibras. Quem consome esse alimento está sendo beneficiado por um analgésico, diurético, laxante, vermífugo e antioxidante. [ads2]

Sua ação ajuda combater doenças degenerativas e melhora o funcionamento do intestino, além de problemas de fígado rins, e estomago. Contra-Indicação: Não há contra indicação para esse alimento.

7-Alecrim: É bastante usado com aromatizante de ambiente e também na culinária por dar um sabor bastante característico aos alimentos. Algumas das doenças que ele auxilia no combate são: depressão, somente casos menos graves, fadiga, enxaquecas e dores de cabeça, tosse, sinusite, problemas de concentração, gastrite e úlcera estomacal e uma série de outras doenças.

O alecrim pode ser utilizado como chá e também para inalação, principalmente no tratamento de tosses e bronquites. Contra-indicação: Não é permitido o uso por grávidas e pessoas que sofrem de epilepsia, problemas de próstata e gastroenterite. Seu consumo em excesso pode provocar dores nos rins.

8- Citronela: É utilizada principalmente na produção de repelente por ter um aroma capaz de espantar mosquitos. Possui ações como insetífuga, calmante, bactericida, febrífuga e carminativa. Além de repelente pode servir como combatente a febre intestinal e problemas digestivo.

E facilmente encontrada e pode ser plantada em qualquer tipo de solo, inclusive ser cultivada em casa. Contra-indicação: Embora não foram encontradas contra indicações efetivas a citronela pode causar alergia se mantida em contato com a pele de algumas pessoas.

9- Cravo da Índia: Bastante conhecido na culinária brasileira o cravo da Índia possui propriedades medicinais antissépticas, cicatrizantes, antifúngicas, antibacterianas, analgésicas e antiinflamatórias. É facilmente encontrado nos supermercados e em lojas de produtos naturais.

Seu chá é recomendado para quem deseja perder gordura abdominal, mas atenção, para ter o efeito desejado você deverá fazer uma dieta também. Contra-indicação: Não é indicado para as grávidas e lactantes e para crianças com menos de 6 anos de idade.

10- Aspargo: É uma flor da família dos lírios um alimento saboroso e bem nutritivo. É indicado na dieta alimentar das gestantes, pois previne problemas no desenvolvimento do tubo neural do bebê. Rico em betacaroteno, vitamina C, K e do complexo B, magnésio, manganês, fósforo e fibras. Como possui baixa caloria auxilia no processo de emagrecimento também.

Um excelente antioxidante capaz de prevenir doenças mais graves como o câncer além de artrite, asma e doenças auto-imunes. Contra-indicação: Não foram encontradas contra indicações em relação a esse alimento. Seu consumo só trás benefícios pra sua saúde.[ads1]

Deixe um comentário