França – 10 gafes imperdoáveis à mesa francesa

 

 

Se você está pensando em viajar para França e  se esta será sua primeira vez neste país,  essas dicas serão importantes para o contato com os franceses. No Brasil estamos habituados aos “jeitinhos” e um contato bem mais caloroso. Quem já esteve na França sabe que as coisas lá não funcionam da mesma forma.

 

Para que você não cometa gafes imperdoáveis durante sua estadia na França, nós preparamos este artigo que com certeza te deixará bem mais confortável diante dos  hábitos franceses.

 

As dicas vão te mostrar como se comportar à mesa de maneira natural e sem assustar ninguém, não que estamos falando que você  não tenha boas maneiras, mas o que estamos dizendo é que no Brasil um comportamento que pode ser natural, na França pode causar um certo impacto.

 [ads1]

1- Pontualidade: Umas das primeiras coisas que você deve se atentar são os horários. Se for convidado para um jantar com amigos em uma residência, procure não atrasar mais de 15 minutos do horário combinado, os franceses não perdoam esta falha, mas se por algum motivo especial você for ultrapassar esse tempo, deve ligar avisando a anfitriã,  atrasos assim permitir que os outros convidados possam iniciar sem você.

 

Se o jantar for em um restaurante o atraso não é tolerável, como aqui no Brasil, portanto neste caso esqueça esses minutinhos e procure ser pontual.

 

2Mãos amostra: Cuide para que suas mão não fiquem descansando no colo, como costumamos fazer, mantenha elas sempre à mesa. Mão escondidas da impressão de que você está usando-as para algo que não deve.

 

3-Não fale sobre dinheiro: Os franceses não suportam a ideia de falar sobre dinheiro durante o jantar, todos os assuntos podem ser discutidos, mas falar de negócios a mesa é imperdoável.

 

4- Recusar refeição: Esse é um gesto que pode pegar muito mal quando se está na França, recusar comida significa uma desfeita, até porque o gastronomia francesa é bastante apreciada no mundo.

 

5- Deixar comida no prato: Esse é outro comportamento imperdoável, jamais deixe sobrar comida no prato mesmo que você não tenha gostado do prato seja discreto e procure comer tudo. Também não precisa raspar o prato.

 

6- Servindo vinhos: As mulheres jamais devem se servir de bebidas sozinhas, essa é uma função dos homens, portanto aguarde ser servida, os homens por sua vez precisam estar atentos se há taças vazias e procurar mantê-las sempre com cheias.

 

7- Sirva-se sem exageros: Quando for se servir não fique escolhendo o pedaço maior ou menor, mais bonito. Você deve servir se do pedaço que estiver à sua frente, sem ficar escolhendo muito, isso pode parecer grosseiro.

 

8- Toilettes: Não há necessidade de pedir licença para ir ao toilettes, simplesmente levante-se em silêncio e retorne da mesma forma. Sem se preocupar se estão pensando onde você vai, lembre-se esse é um costume brasileiro.

 

9- O comportamento:  Durante o jantar você deve  observar as conversas e participar delas, mesmo que não fale francês muito bem , mantenha se interessado e participativo se for uma conversa mais animada seja animado também, agora se ocasião é mais forma e tranquila seja tranquilo.

 

10- Ritual das refeições: As refeições costumam ser demoradas portanto esteja preparado para ficar a mesa no mínimo uns 50 minutos. Durante esse tempo os pratos serão servidos a medida em que as conversas vão acontecendo. Lembre se que antes de comer é preciso observar se todos foram servidos e somente iniciar quando o anfitrião pegar nos talheres.

[ads1]

Deixe um comentário