10 benefícios de uma alimentação saudável

Se você espera ter uma vida saudável e longa deve perceber a importância de uma boa alimentação para alcançar esse objetivo. Você sabia que pesquisas mostram que a pessoa que se alimenta de forma equilibrada tem melhor qualidade de vida? Isso acontece porque em certos alimentos encontramos substâncias antienvelhecimento, deixando o corpo mais forte e resistente as doenças.

Alguns alimentos ajudam a reforçar o sistema imunológico, como: o espinafre, as nozes e a brócolis. Ainda têm outros que auxiliam no combate do envelhecimento celular precoce, são eles: frutas cítricas, cenoura, tomate, dentre outros. Para prevenir o diabetes e o colesterol, além de problemas cardiovasculares e cardíacos, existe uma gama de alimentos naturais muito eficazes.

Para evitar inúmeras enfermidades, como artrite, osteoporose, catarata e anemia é necessário manter uma alimentação correta. É importante também não deixar de incluir no seu cardápio as frutas, verduras, legumes e outros alimentos ricos em fibras.  O valor nutricional de cada refeição está relacionado à variedade de alimentos que o indivíduo consome.

Tanto adultos quanto crianças precisam manter estabilizado o equilíbrio nutricional necessário para o organismo. Uma boa dica para a mudança de hábitos é a combinação entre mente e corpo saudável. Para isso é fundamental se esforçar e ter disciplina, se dedicando a uma programação alimentar correta. A alimentação tem como objetivo nutrir o corpo com substâncias certas para o bom desempenho do organismo.

dieta-saudavel-620x465

Descubra 10 benefícios de aderir a uma alimentação saudável.

1 – Melhora a disposição: se alimentando corretamente a pessoa acorda mais disposta para realizar as atividades do dia a dia.

2 – Evita o surgimento de doenças: o câncer e outras enfermidades são evitados quando a pessoa adota por toda a vida uma alimentação regular, saudável e nutritiva.

3 – Melhora o peso: muitos alimentos são eficazes na queima de gordura, gerando uma sensação de saciedade e a redução de calorias, bom para quem deseja perder peso.

4 – Ajuda o sono: se alimentar corretamente diminui a insônia. Para quem tem esse problema, uma alimentação saudável pode ajudar a melhorar o sono.

5 – Alimentos antioxidantes: os radicais livres são prejudiciais à saúde, sendo que certos alimentos pelo seu poder antioxidante tem a capacidade de eliminar esses radicais.

6 – Equilíbrio hormonal: muitos alimentos são eficazes para o equilíbrio hormonal, tanto de homens quanto de mulheres.

7 – Ajuda na longevidade: uma alimentação adequada favorece a longevidade por atrasar o envelhecimento precoce.

8 – Gera energia: uma nutrição adequada é primordial antes e depois das atividades físicas.

9 – Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico: quando a alimentação é balanceada e feita de maneira regular, ocorre um fortalecimento da imunidade do corpo.

10 – Boa atividade cerebral: com uma nutrição eficiente, as funções cerebrais são estimuladas para que executem suas atividades plenamente.

Portanto, abandone os alimentos industrializados, ricos em sódio e açúcar. Produtos como: refrigerante, enlatados, condimentos, embutidos, bolacha recheada, salgadinho, dentre outros, contém uma grande quantidade de aditivos químicos para conservar, aromatizar e acentuar o sabor. Essas substâncias são prejudiciais à saúde, por isso prefira sempre comer alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes.

You may also like...

Deixe uma resposta